Telefonia via internet atrai os holofotes no mercado americano


01/02/2005

Uma tecnologia promete aplicar o poder da Internet à comunicação de voz, desafiando a concorrente que existe há mais um século e é conhecida no jargão do setor por uma expressão que requer dois adjetivos: “velha e simples telefonia de voz”.

A batalha entre as duas tecnologias deve esquentar em 2005, enquanto avança o muito alardeado “ano da telefonia via Internet”. Mas mesmo que as mais otimistas das previsões venham a ser cumpridas, dizem os analistas, a velha e simples linha telefônica continuará a ter forte domínio sobre boa parte do mercado. O serviço via Internet precisa superar diversos obstáculos antes de se tornar uma tecnologia de ampla aceitação.

Ainda assim, mesmo que não venha a dominar o mercado de serviços telefônicos, a telefonia via Internet, ou VoIP (Voice over Internet Protocol), parece destinada a avançar nos Estados Unidos, graças ao número crescente de conexões de banda larga e às empresas que vêm difundindo serviços de telefonia via Internet.

Os usuários iniciais da telefonia via Internet dizem que o principal atrativo é uma conta de telefone que pode cair à metade do que uma operadora local de telefonia cobra. Mas os defensores do VoIP acrescentam que o maior benefício pode ser a ampla gama de serviços oferecidos, como por exemplo mensagens de voz enviadas por email, que as linhas tradicionais não conseguiriam acompanhar. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.