Telefonia IP chega à favela de Paraisópolis No ratings yet.

05/04/2007

Oito cabines telefônicas de voz sobre IP foram inauguradas hoje pela manhã na favela de Paraisópolis, uma das maiores da capital paulista. A implementação foi feita pela CPAC, com a tecnologia da TellFree, operadora VoIP. O projeto foi apresentado para a Centro Comunitário da Favela e a viabilidade do projeto baseou-se no fato de que cerca de 80% dos moradores da região vieram de outros estados do Brasil e precisam regularmente telefonar para parentes de fora de São Paulo. Além disso, a maioria não tem telefone próprio e utiliza as cabines de telefone público convencional.

A nossa idéia é vender telefonia IP para as pessoas que precisam usar DDD constantemente e pagam caro por isso. A favela de Paraisópolis foi um ponto em que nós identificamos que haveria demanda, conta Arthur Correa, sócio da CPAC e idealizador do projeto. Segundo ele, os moradores poderão economizar cerca de 60% em suas ligações, pois pagarão treze centavos o minuto em ligações locais para telefone fixo e trinta e nove centavos o minutos para ligações de longa distância, para qualquer lugar.

A implementação do projeto foi simples e demorou cerca de 40 dias, conta Correa. Apesar de não divulgar o valor do investimento, o executivo conta que o projeto foi patrocinado por moradores da região. A inauguração contou com a participação da comunidade que estava curiosa para saber como funciona a tecnologia que vai fazê-los economizar. As cabines vão funcionar de segunda a sábado, das 8 às 22 horas, e aos domingos, das 8 às 13 horas e terão um operador à disposição para esclarecer as dúvidas dos moradores sobre como fazer as ligações.

O objetivo da empresa é disseminar durante o ano de 2007 o uso do VoIP e promover a inclusão tecnológica por meio dela. Por esse motivo, a CPAC está lançando a marca Fale Feliz, para dar uma identidade a seu serviço e passar a mensagem de que o usuário pode falar com tranquilidade, já que o preço será baixo. Para Correa, 2007 é o ano do boom da telefonia IP no Brasil. O telefone IP de uso público contribui para difundir o conhecimento acerca da tecnologia, sobretudo da economia que ela proporciona. O mercado tem um potencial fantástico de crescimento, porque muita gente ainda não sabe o que é o VoIP, finaliza.

Por Fabiana Lopes

Please rate this