Tecnologia viabiliza Internet a cabo super-rápida No ratings yet.

05/05/2007

Pesquisadores europeus e coreanos, trabalhando conjuntamente, desenvolveram uma nova tecnologia de comunicações que poderá dar uma grande sobrevida aos cabos de fibras ópticas utilizados pelas operadores de TV a cabo.

Internet e Ethernet

O projeto Fibra Virtual conseguiu fornecer acesso de banda larga à Internet, em velocidades de 100 Megabits por segundo, sem a necessidade de utilização de um modem ou roteador na casa do cliente.

O teste-piloto foi feito na Alemanha, na cidade de Boxmeer e demonstrou a viabilidade do chamado Ethernet-to-the-home (EttH). Ethernet é o protocolo de troca de dados utilizado em todas as redes locais de computadores.

Largura de banda

Nos acessos de banda larga a placa de rede Ethernet, situada no computador do usuário, é conectada a um modem ou roteador que, por sua vez, é conectado à linha telefônica ou ao cabo. No Ethernet-to-the-home dispensa-se o uso do modem, sendo o computador ligado diretamente ao ponto de acesso do cabo.

As redes locais atuais já rodam a 100 Megabits, com algumas mais avançadas já chegando a 1 Gigabit. O aumento crescente da largura de banda exigida pelos aplicativos é uma constante no mundo da Internet. Essa exigência deverá aumentar muito com a chegada da TV digital. Um único filme com qualidade digital representa um tráfego de 5 MegaBytes por segundo – o que equivale a 40 Megabits.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *