Tecnologia permite tráfego na internet pela rede elétrica


18/11/2004

Após várias reuniões junto a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, para regulamentação dos equipamentos PLC, a Hypertrade Telecom obteve a certificação de seus produtos, desenvolvidos em parceria com a Mitsubishi Electric, e é a primeira empresa autorizada a comercializar a tecnologia PLC no Brasil. A tecnologia permite o tráfego de serviços de comunicação (dados, voz, imagem e internet) por meio da rede elétrica.

Ainda este mês a Hypertrade pretende iniciar as operações comerciais oferecendo os projetos para as distribuidoras de energia. As informações do certificado de homologação dos produtos PLC da Hypertrade Telecom e Mitsubishi Electric podem ser confirmadas no Sistema de Gestão de Certificação e Homologação, disponível no portal da Agência.

A Agência Nacional de Telecomunicações exige que as empresas fabricantes submetam os equipamentos a uma avaliação técnica em laboratório credenciado e em seguida são certificados, juntando-se ao processo todas as informações necessárias, como ISO9002 das unidades de fabricação. A Hypertrade Telecom e a Mitsubishi Electric foram as primeiras empresas preocupadas com a certificação e regularização da utilização dessa tecnologia.

A tecnologia Powerline Communications utiliza a capilaridade e a abrangência da rede elétrica instalada, que é maior que a de outras redes convencionais de telecomunicações, adicionando outras vantagens como: velocidade de transmissão de banda larga, redução de custos de acesso e favorecimento da inclusão digital e social. A Anatel considera a tecnologia PLC como uma das soluções para universalização dos serviços de telecomunicações. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.