Tecnologia Java lançada como software gratuito

22/11/2006

A tecnologia Java, criada pela Sun Microsystems, vai ser lançada como software gratuito sob a licença GNU (General Public License, versão GPLv2. As primeiras componentes do código fonte para as implementações Java SE e Java ME da Sun Microsystems estão já disponíveis.

A esperada disponibilização do código fonte da tecnologia Java já é uma realidadeA Sun está também a adicionar a licença GPL v2 ao Java Platform Enterprise Edition (Java EE), disponível por mais um ano sobre o Common Development and Distribution Licence (CDDL), através do projecto GlassFish.

Esta acção da Sun representa uma das maiores contribuições de código fonte sob a licença GPL, que também engloba o conhecido sistema operativo GNU/Linux.

Em termos de mercado existem hoje em dia, segundo a Sun Microsystems, mais de 3,8 mil milhões de dispositivos com Java, desde telemóveis, smart cards, aplicações empresariais ou super computadores.

O objectivo da Sun ao disponibilizar o código fonte do software Java é tornar mais persuasiva esta tecnologia, incluindo o Java nas distribuições GNU/Linux.

A “abertura do código” da tecnologia Java esperada há já algum tempo foi finalmente concretizada.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.