Tecnologia dá agilidade a páginas personalizadas


03/01/2006

As home pages personalizadas, que são páginas de internet em que você pode reunir os serviços e as informações que considerar mais importantes (notícias, previsão do tempo, lista de e-mails recebidos, etc.), agilizando a navegação na rede, já existem há vários anos, mas a nova geração de serviços do gênero ganhou um reforço da Web 2.0: como usam a tecnologia AJAX, as páginas permitem que você acrescente e reordene elementos simplesmente arrastando-os com o mouse.

No Windows Live (www.live.com), por exemplo, o usuário pode ler as mensagens recebidas pelo serviço de correio Hotmail, ver uma janelinha com os vídeos mais recentes do portal MSN e até criar uma busca automática de produtos.

Se você quer comprar um videogame Xbox, por exemplo, basta digitar esse termo no campo Shopping e o Windows Live mostra, com atualização automática, as últimas ofertas desse produto disponíveis na internet (por enquanto, só em lojas dos Estados Unidos).

A página personalizada do Google (www.google.com/ig) não é tão sofisticada, mas muito útil para quem usa o buscador e seu serviço de correio, o Gmail: além de mostrar se chegaram e-mails, exibe o seu histórico de pesquisas no Google.

O Netvibes (www.netvibes.com), pioneiro na personalização, se destaca porque, além dos principais recursos dos rivais, permite acrescentar um bloco de notas à home page.

O Yahoo! (my.yahoo.com) está defasado, pois seu serviço não usa AJAX, ou seja, é estático e lento. As informações estão na edição de ontem de O Estado de S. Paulo/Suplemento Link.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.