Tecnisa aposta em marketing digital e conquista crescimento

25/01/2008

A aposta em novas idéias pode fazer a diferença no sucesso de uma estratégia de marketing. É o que comprova a Tecnisa em seus mais de 30 anos de história. A construtora de imóveis vem se destacando nos últimos anos ao investir em marketing digital e tem diversos pioneirismos em seu histórico, que vão desde o e-commerce de imóveis e a criação do primeiro blog corporativo do Brasil.

Branding e transparência motivam o investimento em internet
Segundo Romeo Busarello, uma pesquisa descobriu que a marca ainda é desconhecida por muitos de seus próprios consumidores, que geralmente se referem aos seus apartamentos citando o nome de marcas de imobiliárias. Por conta disso, ações de branding foram enfatizadas nas campanhas da empresa. “Não chegamos ainda ao patamar desejado, mas, comparado com 2001, o reconhecimento da marca pelo público aumentou muito”, diz Busarello, que também é professor da ESPM.

O investimento em internet facilitou a busca por esse objetivo. Com o intuito de se desvencilhar aos poucos das imobiliárias, em 2002 foi montada uma equipe focada 100% no atendimento on-line, a primeira do país. No início, o atendimento era feito por pessoas especializadas em internet, que intermediavam o consumidor e a empresa. Após três anos de sucesso, o contato passou a ser feito diretamente por corretores devidamente treinados para o atendimento na internet, reduzindo custo e tempo à companhia. O grande pulo de vendas aconteceu a partir daí. Em 2006, foram 140 unidades vendidas pela internet, rendendo R$ 50 milhões à empresa. Em 2007, esse número subiu para 352, numa média de um por dia e rendimento médio de R$ 320 mil por unidade. No ano passado, 22% das vendas totais foram realizadas pela internet.

Sobre a Tecnisa
A empresa surgiu em 1977 de olho nas oportunidades geradas pelo constante crescimento da população da Região Metropolitana de São Paulo, que em 1980 era de quase 12,6 milhões de habitantes (hoje, esse número salta para mais de 18 milhões). Investindo em imóveis de médio e alto padrão, a empresa procurou se diferenciar na década de 1980 com a sua engenharia ao investir principalmente nas áreas comuns dos prédios.

Por Guilherme Neto

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