Supervírus provoca lentidão na Web em final de semana


27/01/2003

Muitos usuários de Internet verificaram uma lentidão no tráfego da rede durante a manhã do último sábado (25/01) por causa de um vírus que alastrou-se rapidamente pelas centrais mundiais que controlam a transferência de dados da Web.

A superpraga, identificada pelas empresas de segurança como “Slammer” e “Sapphire”, não ataca computadores residenciais, mas máquinas vulneráveis que rodavam o software de banco de dados da Microsoft, SQL Server 2000.

O ataque teve início na manhã de sábado e dentro de poucas horas todos os computadores inundaram a Internet com o tráfego, procurando por outras máquinas para infectar. Essa movimentação foi suficiente para provocar uma lentidão na rede inteira e obstruir o sistema de companhias inteiras.

A Network Associates estima que aproximadamente 200 mil servidores mundiais tenham sido infectados pelo vírus, que tem sido comparado com o Code Red em termos de velocidade, mas é tão destrutivo quanto qualquer outro vírus já criado. O ataque foi tão perverso que também provocou a queda de grande parte dos sistemas de máquinas ATM do Bank of America, nos Estados Unidos.

Embora o vírus tenha afetado somente servidores de banco de dados, usuários convencionais da rede sentiram os efeitos ao tentar acessar e-mails e navegar.(segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.