Supercomputador simula clima da Terra daqui a 300 anos


10/02/2004

A IBM construiu um supercomputador que servirá de máquina climática virtual para pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, que pretendem construir um modelo de como será a superfície terrestre, atmosfera e oceanos daqui até 300 anos.

O supercomputador, batizado de “Earth System Modeling Facility” (Aparelho de Modelamento do Sistema Terrestre, em inglês) consiste em sete servidores IBM eServer p655, cada um equipado com oito processadores Power4+, além de outro IBM eServer p690, que inclui outros 32 processadores semelhantes.

O sistema instalado é o AIX Unix e custará cerca de um milhão de dólares, informou David Turek, vice-presidente de computação avançada da IBM. Também incluso na configuração estão 32 terabytes de armazenamento RAID5, utilizando dois servidores IBM xSeries 335 com sistema Red Hat Linux.

A máquina será utilizada por pesquisadores do Departamento de Ciências do Sistema Terrestre da Universidade para predizer os impactos do aquecimento global, poluição e outros problemas relacionados ao sistema terrestre. Entre as questões que serão analizadas, estão problemas relacionados ao efeito estufa, poluentes produzidos pelo homem, movimentos de geleiras polares e ciclos químicos que possam afetar o planeta Terra e seus habitantes. O supercomputador será pago com dinheiro do Fundo Nacional para Ciência norte-americano e da Universidade da Califórnia.

Todd R. Weiss – Computerworld – EUA

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.