Supercomputador do tamanho de uma TV No ratings yet.


17/11/2003

A IBM construiu um protótipo do seu supercomputador Blue Gene L do tamanho de um aparelho de televisão de 30 polegadas. O equipamento, capaz de realizar 2 trilhões de operações em ponto flutuante por segundo, já entrou na lista dos computadores mais poderosos do mundo, na 73ª posição.

O supercomputador Blue Gene L, feito pela IBM para o Lawrence Livermore National Labs, é o primeiro resultado do projeto de pesquisas Blue Gene, lançado em 1999. A meta do projeto é criar um computador capaz de atingir um petaflop, ou mil trilhões de operações por segundo, cerca de 25 vezes mais rápido que o supercomputador mais poderoso do mundo, o Earth Simulator, de 41 teraflops.

A chave para a performance do Blue Gene é o processador PowerPC, projetado especialmente para a máquina. Cada chip tem dois processadores de ponto flutuante, 4 MB de memória L3 e cinco controladores de rede. “É uma tecnologia de sistema-em-um-chip”, afirmou Bill Pulleyblank, diretor de sistemas da IBM.

Esse processador tudo-em-um significa que cada parte do Blue Gene não vem com recursos tipicamente encontrados em sistemas convencionais, como drives de disco, placas de som ou entradas de microfone. Com isso, ele precisa de menos espaço e menos energia que outros computadores. “Temos apenas processador, memória e comunicações”, explica Don Dossa, cientista do Lawrence Livermore que também trabalha no projeto.

Segundo Dossa, cada processador de 700 MHz consome, no máximo, de 10 a 15 watts. (segue)

Robert McMillan, IDG News Service

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *