Superação das mídias offline pelas online

07/02/2011

Uma pesquisa divulgada na última semana pela IAB Brasil indicou que a publicidade brasileira online deve crescer 25% em receita e alcançar a marca de R$ 1,5 bi em faturamento, em 2011. Nos Estados Unidos o investimento em publicidade online superou o aplicado em mídias convencionais no ano passado. Os gastos com anúncios na internet chegaram a US$ 25,8 milhões, sendo que nos jornais impressos e web foram US$ 25,7 milhões, apontados pela consultoria eMarketer. Na Inglaterra, o online já superou mídias tradicionais como o rádio e a mídia exterior, portanto, a superação do offline é só uma questão de tempo.

 

No Brasil, a internet deve passar a representar 6,5% do que é investido na mídia brasileira este ano, de acordo com IAB. Hoje, o meio está à frente do rádio e da TV paga e, se o crescimento continuar acelerado, ultrapassará revistas e jornais em breve. Nos próximos anos, a entidade prevê que o digital passe a ter de 15% a 20% do bolo publicitário. Segundo o IAB, os dados coletados não incluem ganhos com o modelo de links patrocinados, do Google, ou a propaganda feita em redes sociais.

 

Para a IAB, as redes sociais, sites de compras coletivas e o e-commerce foram o destaque em 2010 – o comércio eletrônico faturou R$ 7 bilhões. A instituição garante que este foi o ano da consolidação da internet no Brasil. Há algum tempo já havia previsões de que isso aconteceria, devido ao tempo de navegação das pessoas na internet. A internet vem ganhando importância como mídia, se comparado com televisão em tempo de utilização.

 

Gabriela Zuza

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