Sucesso dos dados móveis no país é questão de tempo No ratings yet.


27/05/2004

Ter um conteúdo atraente e um equipamento de fácil navegação não são, sozinhos, garantia de sucesso das aplicações celulares, na opinião de Petronio Nogueira, consultor da Accenture. Ele avalia que no Brasil ainda falta uma cultura do uso de dados móveis. “O provedor de conteúdo pode criar soluções relevantes e facilitar a interface para o usuário, no entanto, o hábito de acessar informações pelo aparelho é uma questão de tempo”, considera Nogueira.

A opinião do especialista tem como base a experiência internacional captada durante o ‘Global Convergence Forum’ – evento anual promovido pela Accenture, reunindo os principais representantes da indústria de telecom, com operadoras e provedores de conteúdo do mundo. “É perceptível a diminuição da defasagem tecnológica do mercado brasileiro em relação ao resto do mundo”, analisa o especialista, complementando: “por outro lado, fica claro o interesse dos executivos locais em entender o que está acontecendo em outros países”. Nesse sentido, Nogueira cita a participação de representantes da Anatel, Telemar, Vivo, Embratel e CTBC no evento, promovido em Barcelona, no mês de abril.

As principais conclusões do evento, afirma o consultor, foram em relação a um entendimento de que o futuro dos negócios do setor passa, necessariamente, por complementariedade de atividades, baseadas em três áreas principais: banda larga, convergência entre operações fixas e móveis, bem como voz sobre IP. Porém, a grande tendência e que acena como a quebra de paradigma desse mercado, considera, deve vir com a disseminação da VoIP. “Todo mundo sabe que essa tecnologia vai estourar no mundo e as empresas de telecom têm de estar preparadas, pois ela vai acabar com estruturas de negócio verticais”, conclui.

Tatiana Americano é editora do TelecomWeb e da Telecom Negócios

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *