SPPS domina Asterisk para qualificar Voip

29/08/2007

A SPPS Provedora de Soluções, empresa de tecnologia com sede matriz em Novo Hamburgo (RS), com o objetivo de qualificar a parceria firmada com a TellFree para disponibilização de telefonia IP está implantando internamente o software de PABX Asterisk. A ferramenta, que será configurada em plataforma Linux está em fase de experimentação para que a equipe se adapte à nova solução. A SPPS já tem as placas controladoras especificas que possibilitam a criação e operação de uma central telefônica inteiramente instalada no computador, interagindo com telefones e centrais convencionais.

O sistema dispõe de todas as funcionalidades de um PABX, mas opera em computadores com comunicação VoIP, reduzindo custos de telefonia.Inicialmente, esta iniciativa será a capacitação da equipe de colaboradores da SPPS, para, posteriormente, oferecer os serviços ao mercado.

Asterisk

O Asterisk é um software de PABX que se utiliza do conceito de software livre (GPL) muito difundido na atualidade. A Digium, empresa que desenvolveu o Asterisk, investe pesado no desenvolvimento do código fonte, tanto quanto no desenvolvimento de hardware de telefonia de baixo custo que funciona em conjunto com o Asterisk. A ferramenta roda em plataforma Linux, com ou sem hardware, conectando-o à rede pública de telefonia, também conhecida como PSTN (Public Service Telephony Network). O Asterisk permite conectividade em tempo real entre a PSTN e redes VoIP. Entre as inúmeras vantagens do Aterisk, estão: redução de custos extrema; controle sobre o sistema de telefonia; ambiente de desenvolvimento fácil e rápido; rico e abrangente em recursos; possibilidade de prover conteúdo dinâmico por telefone; planos de discagem flexíveis; sistema livre de código aberto rodando no Linux; e facilidade de manutenção.

Voip

Desde abril, a SPPS mantém contato com a TellfreeBrasil, pioneira na oferta de telefonia IP e uma das principais operadoras do segmento no País para a implantar em nível nacional as soluções da empresa, com foco no mercado de pequenas empresas. “A parceria transforma em realidade a possibilidade de se efetivar ligações nacionais, internacionais e, para celulares, com reduções de gastos que chegam a 80%”, afirma Iedo Joner Jr, diretor da Spps. Além disso, segundo Joner, a Tellfree não cobra mensalidades. “E ainda oferece excelentes tarifas para celulares, o que torna ainda mais barato o serviço”, garante o empresário.

A parceira

A Tellfree, especializada em VoIP, telefonia que utiliza a Internet em vez de linhas de telefone comuns, é a opção cada vez mais difundida de comunicação. Sua solução converte a voz das ligações em arquivos compactados, que trafegam pela conexão de Banda Larga até chegar a outro aparelho de telefone, como se fosse e-mail. Presente em mais de 170 cidades, a Tellfree vem investindo na ampliação de sua estrutura tecnológica para oferecer tarifas reduzidas a um número cada vez maior de cidades e clientes. Para as localidades já cobertas pela operadora, as ligações custam R$ 0,13 o minuto, independente do horário da ligação. Já o custo da ligação para as demais localidades é de R$ 0,25 o minuto (números fixos) e, entre os usuários da operadora, a ligação é gratuita. Empresas com filiais, sucursais, representações ou franquias em outras cidades, com gastos elevados em ligações de longa distância estão entre as mais beneficiadas pelo uso da telefonia IP, já que a redução da conta de telefone pode chegar a 80%. A Tellfree é a única operadora de telefonia IP do País com plataforma totalmente instalada em território nacional.

SPPS

A SPPS Provedora de Soluções está completando 12 anos no mercado.A empresa foi fundada no ano de início da era da Internet no Brasil.Foi o primeiro provedor de internet independente da cidade de Novo Hamburgo e região.É uma das poucas pioneiras que se mantiveram firmes, num mercado tão atribulado. O pioneirismo da SPPS não ficou somente na aberturada empresa, para atuar neste mundo novo. Foi também o primeiro provedor do Estado a se filiar à rede do UOL. Foi ainda, pioneira no acesso à Internet de Banda Larga da região, e a segunda empresa no Rio Grande do Sul a fornecer acesso empresarial via ADSL. Soluções empresariais para Internet, este é o foco do seu trabalho.

Letania Kolecza – Executiva de Contas Assecom

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *