Spam e Mensagens Instantâneas ameaçam utilidade do e-mail


04/11/2003

Um estudo divulgado na quinta-feira (31/10) pelo IDC aponta que o uso do e-mail pode estar ameaçado pelo crescimento dos spams e do uso de programas de mensagens instantâneas. Uma projeção do instituto para 2006 aponta que as mais de 20 bilhões de mensagens de spam enviadas diariamente provocarão um grande impacto nos 500 milhões de usuários que usam seus e-mails profissionalmente.

A pesquisa afirma que o spam representa hoje cerca de 32% dos e-mails trocados diariamente na América do Norte. O aumento das mensagens indesejadas, que eram 24% do total em 2002, aponta para a perda da utilidade do e-mail já que o processo de identificar e apagar spams diariamente só tende a aumentar.

Quem leva vantagem com esse cenário são os programas de mensagens instantâneas, que vêem ganhando cada vez mais espaço nos ambiente corporativo. O estudo revela que o imediatismo, o contato constante com os usuários e o arquivamento de mensagens são as características mais apreciadas por quem começa a preferir os programas de mensagem instantânea aos e-mails.

Segundo o IDC, para que o e-mail mantenha sua utilidade, será necessário que os usuários finais controlem melhor as ferramentas oferecidas e usem outros aplicativos que complementem o e-mail.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.