Sony pretende criar site para vender filmes pela internet


07/04/2005

A Sony pretende disponibilizar cerca de 500 filmes em formato digital até o próximo ano, em um projeto para vendê-los pela web.

Michael Arrieta, vice-presidente da Sony Pictures, disse durante uma conferência americana sobre filme digital que a empresa tem o objetivo de criar um “iTunes” para filmes.

Arrieta fez referência ao site para baixar música legalmente pela internet iTunes Music Store, da Apple, que oferece mais de 700 mil músicas.

Estúdios de Hollywood querem tentar eliminar a troca ilegal de filmes pela internet e fazer dinheiro cobrando pelo download dos mesmos.

Pirataria de filmes custaram à indústria cerca de US$ 7 bilhões em 2003, de acordo com analistas do mercado.

Dinheiro

A Associação da Indústria Cinematográfica dos Estados Unidos começou uma campanha legal contra os criadores de BitTorrent, eDonkey e DirectConnect, redes de troca de arquivos pela internet.

“Nós queremos criar modelos de negócios, modelos de preço, modelos de distribuição da mesma maneira que (o diretor-executivo da Apple, Steve) Jobs fez com a música, mas para a indústria cinematográfica”, disse Arrieta.

Já existem sites legais, como o Movielink, que oferecem acesso a um catálogo limitado de vídeos. O site é uma parceria de Metro-Goldwyn-Mayer Studios, Paramount Pictures, Sony Pictures Entertainment, Universal Studios e Warner Bros.

Mas a indústria ainda está preocupada com assuntos como a proteção dos direitos autorais e o controle de distribuição de conteúdo depois que já foi feito o download legal.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.