Solução de CRM aprimora erelacionamento com mercado


30/11/2005

Ao adotar a solução de CRM da W IT Solutions, empresa nacional pioneira em soluções de mobilidade, o grupo Lachmann, especializado em serviços de gestão e operação logística conquistou total integração dos processos de negócios nas cinco empresas que oferecem serviços de logística, administração de processos de importação e exportação, agenciamento comercial e portuário, corretagem de cargas, armazenagem, consultoria e transporte marítimo de granéis líquidos e de carga geral. O grupo intensificou a “integração” de seus serviços e obteve mais agilidade no atendimento aos clientes. A Lachmann pode acompanhar e administrar com melhor consistência a sua carteira de clientes, fundamental para sua atuação.

A prestadora de serviços e logística escolheu a W IT Solutions para implementar uma solução que fosse flexível o suficiente para se adequar ao seu cenário de negócios, sem que isso gerasse alto custo ao projeto. Além disso, queria adquirir uma solução com uma interface amigável, com desenvolvimento de módulos específicos. A rapidez na implantação sem comprometer a qualidade final foi um requisito importante nessa opção.

A W IT Solutions, que adota as melhores práticas de gerenciamento de projetos, implantou na solução a ferramenta W ITS CRM. A partir dela a Lachmann passou a ter uma melhor gestão automatizada e acompanhamento da performance do processo de vendas. O controle vai desde o lead, passando pelo prospect, até o comprometimento e fechamento com o cliente. Tudo isso numa única plataforma WEB. O sistema é utilizado por toda estrutura de business que envolve as negociações. O presidente participa ativamente, como usuário ou também no monitoramento e gestão dos negócios em andamento em todo grupo.

Para implantação da solução foi designada uma equipe interna formada pelo Gerente de TI, um gerente de projetos PMP, e um analista de negócios, sendo o patrocinador do projeto o Diretor de Vendas.

Após todo o levantamento dos processos, foram disponibilizados pela W IT Solutions protótipos dos produtos, que eram validados. Com isso a Lachmann treinava os usuários e implantava a solução.

O módulo Operacional da solução W ITS CRM foi implantado no mês de abril deste ano, quatro meses após o início do projeto, realizado em toda área de vendas das empresas do grupo Lachmann. Em junho começou o uso do módulo de gestão de oportunidades e negociação dos contratos nas áreas de vendas e pricing da Lachmann Logística e Integral Terminais. O módulo de BI desenvolvido pela W ITS e totalmente integrado à solução já foi entregue e validado em setembro e está em fase de implantação interna junto aos executivos das empresas.

A Lachmann ainda está no processo de análise dos resultados. Mas, para o Coordenador do Projeto CRM, Luís Ricardo Leal, depois da implantação do CRM da W ITS já ocorreram mudanças positivas. “Podemos afirmar que melhoramos o tempo de resposta às solicitações das cotações dos clientes e estamos em processo de extinção dos controles paralelos de performance das equipes de vendas, entre outros”.

Como benefícios, a solução já disponibilizou para a Lachmann um melhor controle e visibilidade nos processos de captação de oportunidades, envio de propostas; maior gestão do relacionamento com os clientes; aprimoramento no gerenciamento das equipes de vendas e na base corporativa de conhecimento comercial.

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