Solução da Verisign protege identidade de consumidores online


07/03/2006

MOUNTAIN VIEW, CA., fevereiro de 2006 – A VeriSign, Inc., fornecedora líder de Intelligent Infrastructure Services para a Internet e redes de telecomunicações, anuncia o lançamento do VIP (VeriSign® Identity Protection), uma ampla solução desenvolvida para proteger a identidade de consumidores que fazem negócios online. O VIP é suportado por várias empresas online de peso no mercado mundial, incluindo PayPal, eBay e Yahoo!. Além disso, a parceira de tecnologia SanDisk anunciou planos de suportar o VIP fabricando e distribuindo dispositivos flash confiáveis e de armazenamento de massa via USB compatíveis com o OATH – um grupo de trabalho para autenticação –, enquanto a Motorola pretende fornecer seu suporte para capacitar esta tecnologia em dispositivos móveis de consumidores.

Um relatório recente da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos apontou que 37% de todas as queixas de fraude na Internet apresentadas giram em torno de roubo de identidade. A vice-presidente de pesquisa do Gartner, Avivah Litan, observou em um relatório – “Roubo de dados em relatório de crédito e na Internet resulta em mais fraude em 2005” – que, dentre os entrevistados, as perdas financeiras resultantes de informação roubada na Internet atingiram US$2,7 bilhões.

O novo VIP é uma maneira moderna e atual de combater o roubo de identidade digital, direcionada a consumidores e serviços online que demandam melhor proteção de sua identidade sem sacrificar a conveniência do estilo de vida cotidiano na Web. O VIP permitirá que consumidores usem um único dispositivo de segurança para autenticar a si mesmos em qualquer futuro Web site de membros da rede que estejam habilitado para o VIP, como PayPal, eBay ou Yahoo!. Com o VIP, será mais simples e custará menos, para empresas online como instituições financeiras, provedores de Internet ou sites de e-commerce, implementarem autenticação mais forte ao explorar uma infra-estrutura compartilhada e capacitar dispositivos de uso cotidiano a se tornarem dispositivos de autenticação.

O VIP adotará uma abordagem em camadas para a Proteção de Identidade, fornecendo um conjunto abrangente de serviços aprimorados por inteligência da rede. Incluirá os seguintes componentes:

Rede de Autenticação Compartilhada: Operada pela VeriSign, a Rede VIP permitirá que empresas e fornecedores de serviços online aceitem as mesmas credenciais de autenticação VIP de outros membros da rede. A Rede VIP possibilitará que consumidores utilizem uma única credencial de autenticação forte compatível com OATH, qualquer que seja a forma, em qualquer um dos Web sites dos membros da rede habilitados para VIP.

Autenticação Multifatores: O Serviço de Autenticação VIP é uma solução de autenticação em dois fatores, flexível e fácil de implementar, que vai facilitar o gerenciamento de dispositivos distribuídos para usuários finais. Baseia-se em padrões abertos definidos pelo OATH. Estes padrões abertos vão permitir que a autenticação VIP ofereça um conjunto inigualável de opções de credenciais para consumidores.

Detecção de Fraude: Com tecnologia avançada de detecção de anomalias, o serviço vai monitorar e detectar login fraudulento e fraude transacional em tempo real para possibilitar autenticação baseada em risco. Para detectar fraude conhecida e desconhecida, o serviço vai combinar uma política e um mecanismo de detecção de anomalias via auto-aprendizagem. Esta abordagem não-intrusiva não exigirá nenhuma modificação em Web sites e permanecerá invisível para o consumidor até que uma fraude seja detectada.

Rede de Inteligência de Fraude: A rede de inteligência de fraude, que a VeriSign pretende disponibilizar em meados de 2006, possibilitará o compartilhamento de dados e definições de fraudes vitais em Web sites de membros da rede habilitados para o VIP. A Rede de Inteligência de Fraude VIP vai explorar a visibilidade única da VeriSign adquirida com a operação de tecnologias de Internet essenciais. A VeriSign pretende acrescentar outros serviços em meados de 2006, incluindo o portal VeriSign VIP, pelo qual os consumidores poderão obter suporte de primeiro nível diretamente da VeriSign para dispositivos de autenticação habilitados para o VIP.

Além da VeriSign, a PayPal concordou em se tornar a primeira emissora de dispositivos para a rede VIP. Yahoo! Também planeja juntar-se à rede como membro fundador e empresa âncora, possibilitando o uso de dispositivos VIP em qualquer Web site habilitado para o VIP. Com o objetivo de fornecer dispositivos de autenticação forte a uma grande base usuária, a VeriSign também firmou importantes parcerias de tecnologia, que vão embutir algoritmos de senha única em dispositivos cotidianos comuns. A SanDisk pretende incorporar senhas únicas compatíveis com OATH aos seus dispositivos flash e de armazenamento de massa, enquanto a Motorola está endossando a exclusiva abordagem de autenticação de rede compartilhada do VIP para proteger as identidades online e sua proliferação para os consumidores.

“Com o aumento da freqüência e da sofisticação de atividades maliciosas online como phishing e roubo de identidade, torna-se necessária uma nova abordagem para proteger os consumidores quando fazem negócios online”, disse Judy Lin, vice-presidente executiva e gerente-geral da divisão de serviços de segurança da VeriSign. “O VeriSign Identity Protection vai proporcionar uma maneira nova de proteger identidades de consumidores, combinando autenticação multifatores, uma rede compartilhada de informação e de inteligência e monitoria de fraude essencial. Com nossos parceiros, o serviço VIP vai fornecer aos usuários finais autenticação multifatores fácil de adquirir e de implementar.”

O VIP será disponibilizado diretamente pela VeriSign ou por qualquer fornecedor de serviços membro da Rede VIP. Elementos do VIP, incluindo autenticação forte e rede de autenticação compartilhada, já estão disponíveis. Capacidades adicionais serão acrescentadas em meados deste ano. Outras informações podem ser obtidas em www.verisign.com/dm/vip

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