Solução agiliza e diminui custos na publicação de ofertas no Terra


26/02/2004

Presente em 40 países e alcançando mais de 118 milhões de usuários únicos por mês em âmbito mundial, o portal do grupo Terra Lycos é um dos sites com maior aceitação nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e América Latina.

No Brasil, o Terra é um dos principais provedores de serviços de acesso à internet (ISP) para o mercado residencial, SOHO e corporativo e conta com 1,2 milhão de assinantes. Líder em banda larga, com mais de 50% do mercado nacional, o Terra é também um portal com conteúdo aberto e interativo, com mais de 370 canais voltados para relacionamento, informação, diversão, serviços e comércio eletrônico. Cada canal possui mecanismos de comercialização de produtos específicos chamados Produto Publicitário Integrado (PPI).

A equipe de tecnologia do Terra analisou a maneira que estavam sendo feitas as publicações dos PPIs nos canais do portal, bem como os gastos que vinham tendo com essa tarefa. A partir da análise descobriu-se que era preciso suprir todas as necessidades em uma só solução. “O cliente varejista do Terra queria ter agilidade e independência na publicação de sua oferta e a equipe de trabalho era limitada para executar essa função”, afirma o gerente de projetos do Terra, Marco Pastorello.

São mais de cinco mil posições de PPIs espalhados pelos 370 canais existentes no site. Com 50 clientes, a equipe desenvolvia cada oferta em até 10 minutos, demandando muito tempo de trabalho.

Ao verificar o processo de publicação de PPIs foram constadas duas necessidades: agilizar o processo, possibilitando aos clientes abastecer as informações de suas ofertas sempre que necessário, e reduzir as despesas mensais.

Após especificar a arquitetura da solução, a equipe de TI do Terra buscou a gaúcha Partner Sistemas, especializada em sistema de informação corporativa, para desenvolver e implantar a nova ferramenta. “Para nós, mais que um negócio, o projeto representava um grande desafio pela complexidade técnica e relevância para o cliente”, diz o diretor da Partner Sistemas, Gaspar Antônio Peixoto.

Desenvolvida em plataforma Microsoft, banco de dados SQL Server e linguagem ASP e ASP .Net, a equipe de colaboradores das duas empresas implantou a primeira versão do sistema com sucesso. Após quatro meses de trabalho, os objetivos estabelecidos foram totalmente atingidos. “Além da solução técnica adotada, a sinergia da equipe de trabalho foi o fator chave para a superação das expectativas”, esclarece Peixoto.

Com a nova ferramenta implantada, o próprio cliente de varejo do Terra pode divulgar suas ofertas via web e a qualquer momento. “O cliente abre em seu computador um formulário, preenche com os dados do produto ofertado e link para compra e em seguida envia, pelo próprio sistema, para a aprovação do Terra”, explica o usuário e gerente de negócios e e-commerce do Terra, Guilherme Ucha. A aprovação não demanda muito trabalho, pois o cliente está instruído de como proceder e das posições que podem ser utilizadas por ele. “O Terra não interfere mais no produto que está sendo divulgado, pois até as datas de entrada e saída são programadas pelo cliente”, completa Ucha.

São mais de 50 empresas utilizando essa ferramenta em seus computadores, entre elas Americanas, Submarino, Shoptime, Abril, entre outras.

Conforme Pastorello, em dois meses de uso do novo sistema, o Terra já obteve o retorno do investimento feito na implantação. Para ele, a maior vantagem de ter realizado esse trabalhado em conjunto com a Partner Sistemas é que ela age com soluções focadas nas necessidades diretas do cliente, além da qualidade de custo/benefício. “Estamos sempre aperfeiçoando nossas soluções e sabemos que podemos contar com o apoio da Partner Sistemas para qualquer tipo de customização”, conta. “O projeto tinha dois objetivos, a redução de custos e a agilidade, fomos atendidos plenamente, pois a ferramenta é confiável e funciona”, completa Pastorello.

Depois do sucesso da ferramenta desenvolvida para os PPIs, a equipe de desenvolvimento de tecnologia está pensando em estender a idéia para outros sistemas de publicidade dentro do Terra. “Esse formato de auto-atendimento do cliente é uma forma de dar movimento e liberdade aos nossos colaboradores”, diz Patorello.

Sites relacionados:
www.partnersistemas.com.br
www.terra.com.br

Daiane Lorenzato

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.