Softwares trazem áudio, vídeo e até papo 3D


30/06/2003

O que a maioria dos internautas não sabem é que existem softwares alternativos que tornam as conversas em salas de bate-papo mais divertidas e animadas, deixando para trás as tradicionais mensagens-padrão.

O estilo multimídia destes programas lembra o velho Netmeeting da Microsoft, mas as semelhanças terminam por aqui. No caso do software Active Worlds, o papo é todo conduzido em ambientes tridimensionais e o participante assume a identidade de um personagem.

Além de teclar, é possível expressar algumas emoções como sorrir, acenar e, quem sabe, tirar uma parceira para dançar. Para entrar na brincadeira é preciso copiar um arquivo de 1,96 Mb que está disponível no endereço http://www.activeworlds.com. Usando o mouse, o usuário pode mover livremente pela tela o seu avatar e emoldurar as suas falas com gestos e expressões faciais.

Uma alternativa em português é o Papo 3D, disponível em http://www.papo3d.com.br. Desenvolvido pela SoftBuilder, do Ceará, o programa oferece personagens que dançam, beijam, ficam tristes, etc. O problema é a falta de usuários, que ainda é pequeno.

O PalTalk (http://www.paltalk.com), 2 MB, se destaca pela ótima qualidade na transmissão de áudio (mesmo em conexões discadas). O esquema é o mesmo de um walk-talkie: apenas uma pessoa pode falar por vez. O programa ainda oferece a possibilidade de conferência entre usuários com ilimitado número de participantes e criação de salas com senha de entrada.

A última atualização veio com o recurso MultiVideo, salas onde você pode ver até três pessoas via webcam. Dá para encontrar brasileiros na área Forum Internacional. O Tivejo é a tradução do Paltalk para o português.

Yahoo – Outra opção é o Yahoo! Messenger (http://br.download.yahoo.com/messenger) que é mais fácil de usar que o ICQ e inclui funcionalidades como, por exemplo, o chat de vídeo e voz. Usuários do Windows XP não precisam instalar nada. O Windows Messenger (evolução do MSN e Netmeeting) permite com um clique, iniciar uma sessão de vídeo cara a cara.

Desde a versão 2000b, o ICQ (http://www.icq.com) também permite falar ao microfone com a lista de contatos. As chamadas gratuitas são feitas pelo modo PC a PC disponível no acessório ICQphone. É só clicar na pessoa que deseja conversar, selecionar ICQphone e depois PC-to-PC call request. Outra maneira é mandar uma mensagem instantânea gravada. Basta optar pela Voice Message com o botão direito do mouse no nick escolhido. (B.V.F)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.