Social Commerce modifica compras pela internet

07/06/2011

“O S-Commerce mudará a forma como compramos online”. É o que afirma Lucas Nunes, VP de Operações da WebTraffic, agência full digital especializada em social media marketing. O chamado Social Commerce aproveita a audiência e segmentação das redes sociais, mas vai além. As comunidades deixam de ser apenas mídia para se tornarem plataformas de vendas.

Nunes explica que a publicidade nas redes sociais já é uma tendência estabelecida, mas a novidade é poder comprar sem sair do ambiente das comunidades virtuais. Links em vídeos do Youtube diretamente para o carrinho de compras são um exemplo. Poder visualizar produtos, solicitar opinião de amigos e comprar através da Fan Page do Facebook, além de receber, pelo Twitter, links para carrinhos com ofertas exclusivas e “inacreditáveis”, também estão entre as novas estratégias.

A inovação faz parte do perfil dos varejistas, segundo Nunes. “No mercado publicitário, os anunciantes varejistas são sempre os mais inovadores, os que mais testam formatos e canais. Não poderia ser diferente com as redes sociais”, avalia.

Nunes lembra que o pilar do S-Commerce é a influência que as pessoas geram umas nas outras. “Se esta influência não for positiva, você precisará estar preparado para lidar com este cenário. Porém, quando bem sucedida, a estratégia leva os usuários a indicarem os produtos, serviços, marcas e lojas. Um a cada três internautas troca informações sobre experiências de compra nas redes sociais”, informa.

Entre cases de sucesso, o VP de Operações da WebTraffic cita o exemplo da Amazon, que foi o primeiro e-commerce a permitir que os usuários avaliassem os produtos comprados e a experiência de compra através de seus perfis em redes sociais e no site, além do case da Dell, que através do @DellOutlet, diz já ter vendido mais de US$ 6.5 milhões através do Twitter.

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