Sites devem ter a cara das marcas, diz consultora


26/10/2004

Os websites comerciais devem refletir as características essenciais das empresas, na opinião da consultora em e-business e usabilidade Amyris Fernandez. Ela apresentou na reunião do comitê de Marketing desta quinta-feira (21/10) a sua visão sobre como conciliar o marketing com a usabilidade em ambiente virtual.

A marca deve ser determinante na definição do design do site. “Na transposição para o novo meio se perdeu o sentido de marca”, opina Amyris. Ela defende que sejam explorados recursos cognitivos para conquistar o usuário. Se a marca, por exemplo, remeter a suavidade, o site deve seguir a mesma linha em suas cores e recursos. Além de ser útil e fácil de ser utilizado, é preciso também que o site seja coerente com a imagem da empresa e de seus produtos.

Amyris reprovou a simples reprodução das diagramações usadas no meio impresso para as páginas na Internet. Por se tratar de um meio novo, com características próprias, merece que sejam pensadas estratégias diferentes.

O resultado a ser perseguido, segundo Amyris, deve ser que o usuário aprenda a navegar pelo site e não se esqueça de como fazê-lo. E, quando voltar, que possa navegar de forma mais rápida e melhor, ficando satisfeito com o que aprendeu. “Às empresas não adianta ter só nome, a experiência do cliente tem que ser bem-sucedida”, explicou.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.