Sites de busca vão competir com o Google
17/03/2004
Enquanto o Google se prepara para seu antecipado lançamento nas bolsas, previsto para o segundo trimestre do ano, seus adversários – que vão desde o Yahoo e MSN até as novas empresas pontocom – tomam posições para arrancar pedaços do suculento bolo das buscas na Internet.
Embora seja certo que o Google continuará desfrutando de muito sucesso, a empresa terá que enfrentar as cada vez mais fortes Yahoo e MSN, afirma Charlene Li, analista da consultora Forrester. Apesar da liderança desta inovadora empresa, cujo nome já é sinônimo de buscas na Internet, o “Google não pode ser isso tudo para todo mundo”, disse Li.
Yahoo e MSN não serão a única concorrência do Google: a empresa ainda terá que enfrentar um grande grupo de pequenas empresas que se preparam para tomar uma fatia do mercado das buscas na Web, um dos setores de maior crescimento da área, segundo a consultoria Jupiter Media. Entre eles, está a Quigo, que na semana passada recebeu um investimento de US$ 5 milhões da Highland Capital Partners.
Além deste site de buscas, estão a Industry Brains ou o recém-lançado Dipsie, que promete ao internauta encontrar a informação em duas frações de segundo. Outra novidade é o Eurekster, uma original mistura de site de buscas tradicional com uma espécie de rede social – tão em moda nos últimos tempos graças ao Friendster ou o recém lançado Orkut.com, que promete dar o que falar.
Este serviço, que foi lançado em janeiro, entra nas redes sociais para buscar resultados de natureza mais pessoal e permite ao usuário configurar uma rede de contatos e observar quais são os interesses dos componentes do grupo. Enquanto isso, sites de busca como o Vivisimo e Groxis, com sede em Sausalito (Califórnia), estão criando ferramentas que permitem organizar os resultados de busca ao redor de temas específicos. (segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!