Site oferecerá mais de 25 milhões de músicas gratuitas

12/02/2008

Após passar uma década tentando combater a pirataria de músicas pela Internet, parte da indústria fonográfica decidiu liberar o acesso gratuito a mais de 25 milhões de canções pela Internet.

O serviço de música online Qtrax anunciou já ter estabelecido uma parceria com grandes gravadoras, incluindo a EMI, Sony BMG, Universal Music e Warner Music, de forma a possibilitar que usuários baixem de graça títulos dos mais variados géneros, desde grandes “batidas” da actualidade até clássicos e raridades. O anúncio foi feito pela empresa americana durante a abertura da 42ª edição do Midem (Mercado Internacional do Disco e da Edição Musical), a feira mundial da música, em Cannes, na França.

Para acessar as músicas, o usuário terá de ir ao site da Qtrax e baixar um software específico. Atrelado à nova ferramenta, está o software Digital Rights Management (gerenciamento de direitos digitais, em tradução livre), que permitirá às gravadoras checarem quantas vezes suas músicas foram baixadas e tocadas.

Como parte do acordo, artistas e gravadoras serão pagos conforme o número de acessos às suas músicas e ainda receberão uma percentagem do que for arrecadado com os anúncios publicitários feitos na página da Qtrax. Empresas como Microsoft, Mc Donalds e Ford já revelaram que serão alguns dos anunciantes.

As músicas que poderão ser baixadas pelo Qtrax não serão compatíveis – pelo menos em um primeiro momento – com o iPod. Mas a empresa, que passou os últimos cinco anos desenvolvendo a nova ferramenta, já anunciou que está estudando uma "solução para o iPod", a ser disponibilizada a partir de 15 de Abril do corrente ano. Cerca de US$ 30 milhões (R$ 53 milhões) foram investidos pela Qtrax na nova tecnologia.

Site relacionado: www.qtrax.com

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.