Site de buscas comerciais oferece 450 mil termos para pesquisa


06/10/2005

O tráfego de informações na internet pode ser essencial para o sucesso de pequenos negócios e pesquisas, ainda que o grande desafio seja encontrar o que se precisa, com rapidez e exatidão, entre os milhões de websites existentes (só nos EUA, há 56 milhões de domínios). Estima-se que sejam feitas 800 milhões de buscas técnicas diariamente. Para suprir a demanda desse público-alvo, foi lançada no Brasil a ferramenta gratuita B2BWebfinder (www.b2bwebfinder.com), que contém 450 mil termos técnicos para facilitar pesquisas comerciais.

O buscador têm navegação amigável, graças à tecnologia “click-to-search” (clique para achar), que não requer a digitação de palavras-chave. Com cliques no mouse, o internauta vai limitando a sua área de pesquisa e o idioma, até o B2BWebfinder indicar as palavras adequadas, que então são repassadas aos buscadores tradicionais, como Google, MSN e Yahoo! Em vez de receber centenas de milhares de links como resultado, o usuário visualiza menos links, só que mais precisos. São quase meio milhão de palavras-chave, em inglês ou em outros idiomas, para busca em centenas de áreas, sem que o internauta precise conhecê-las antecipadamente.

Outros sites internacionais, como o B2BToday (www.b2btoday.com), também já exploram este nicho, mantendo um grande banco de dados com sites comerciais e uma ferramenta avançada de busca.

“Essas ferramentas ajudam o internauta a encontrar informações muito específicas na web, o que pode ser determinante para obter vantagens competitivas ou até mesmo para exportar”, avalia Pierre Grossmann, diretor da PTI – Publicações Técnicas Internacionais, criadora da ferramenta B2BWebfinder.

A próxima aposta é que essas ferramentas sejam transportadas para os celulares com conexão sem-fio à internet, já que a tecnologia ‘click-to-search’ dispensa o uso de teclado. A novidade complementará uma série de outras inovações que já começam a se popularizar na telefonia móvel, como sistemas GPS, envio de textos e fotos e download de informações. “A partir da estimativa de que em 2010 existirão três bilhões de celulares em operação no planeta, a maior parte deles com conexão na web, o aperfeiçoamento e a agilidade nas buscas se tornam imprescindíveis”, finaliza Grossmann.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *