Sistema vai transmitir DVD usando rede de TV doméstica


07/01/2004

Oito companhias se uniram para desenvolver tecnologia que permite o envio de conteúdo multimídia para os lares por meio de cabos convencionais de antenas.

As empresas se uniram em torno da Moca (Multimedia Over Coax Alliance, Aliança Multimídia sobre o cabo coaxial). Quem lidera o grupo é a Matsushita Electric, também conhecida como Panasonic e uma das maiores fabricantes de produtos eletrônicos do mundo. Participam ainda da união a Toshiba, a companhia de redes Cisco Systems, a operadora de TV a cabo Comcast, a Echostar Satellite, de TV por satélite, a Entropic Communications, de semicondutores, a Motorola e a RadioShack.

Juntas, elas pretendem desenvolver um sistema capaz de enviar vídeo com qualidade de DVD para os lares usando cabos coaxiais. Esse cabeamento se espalha nos domicílios porque é usado para enviar os sinais de TV de uma antena ou de uma conexão de TV a cabo.

Poucos detalhes técnicos do sistema foram divulgados, porém as companhias disseram que o sistema será capaz de transmitir dados digitais em velocidades de até 270 Mbps (megabits por segundo). Essa velocidade é superior à utilizada em conexões sem fio à Internet (Wi-Fi) no padrão 802.11a (54 Mbps) e é próxima aos 400 Mbps utilizados pelo sistema FireWire (IEEE 1394), embora tenha um alcance muito menor.

O Moca também vai desenvolver pontos de acesso sem fio para ampliar a cobertura a locais onde não existe cabeamento. O sistema também terá uma função para verificar a qualidade do serviço. Com isso, dados mais importantes, como vídeo em tempo real, ganham prioridade sobre outros dados, como guias de programação de TV ou e-mail. O cabo será conectado na entrada convencional de antena de um televisor.

Martyn Williams, IDG News Service

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.