Serviço gratuito SpyAudit ajuda a detectar programas espiões No ratings yet.


28/06/2004

Você acha que seu computador está livre de hackers, crackers e bisbilhoteiros? Não tenha tanta certeza assim, mesmo com antivírus e firewall instalados. Segundo uma pesquisa divulgada esta semana pelo provedor norte-americano EarthLink e pela fabricante de software de segurança Webroot, pelo menos um em três PCs têm programas espiões instalados. O spyware pode gravar e transmitir dados pessoais importantes sem que o dono do computador saiba.

Os dados são do SpyAudit, um serviço gratuito fornecido pela EarthLink que ajuda os usuários a descobrir espiões tecnológicos. No ar desde janeiro, o SpyAudit já verificou 1,5 milhão de auditorias e descobriu mais de 500 mil cópias de cavalos de tróia e software de monitoramento instalados nos discos rígidos.

Para Matt Cobb, vice-presidente de operações da EarthLink, os dados não significam necessariamente que um em três computadores estão realmente comprometidos. Algumas máquinas têm mais de uma cópia de software maligno e muitos usuários testam seus computadores mais de uma vez, o que interfere no resultado final. Apesar disso, David Moll, executivo-chefe da Webroot, diz que “fica claro que, ao observar os dados, a disseminação rápida dos programas espiões maliciosos significa problemas para o futuro.”

De janeiro a abril, o SpyAudit também detectou mais de 7 milhões de cópias de programas adware – software que abre janelas pop-up com anúncios no navegador web – e mais 32 milhões de cookies (arquivos de texto com informações sobre o usuário) relacionadas a adware. Porém, os cavalos de tróia e monitores de sistema têm muito mais potencial para danificar os sistemas. (segue)

Daniel Tynan, PC World.com (EUA)

Site relacionado: www.earthlink.net/spyaudit

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *