Sensação de tato é transmitida por computadores


09/07/2003

Thenkurussi Kesavadas, diretor do Laboratório da Realidade Virtual da UB, Universidade de Bufallo , nos Estados Unidos, acaba de anunciar a criação de uma tecnologia que permite a transmissão do tato por computadores conectados à Internet.

A novidade foi batizada de sympathetic haptics , ou seja, “a capacidade de sentir o que outra pessoa sente”. Apesar de ainda estar longe de comunicar sensações complexas como a de uma tacada perfeita de golfe, o sistema, segundo Kesavadas, consegue captar e transmitir pela Internet o que algúem sente quando toca em objetos macios ou ásperos.

Para que isso aconteça, tanto o transmissor quanto o recepetor usam luvas equipadas com sensores que captam as sensações de suavidade ou aspereza de qualquer objeto e carrega-as para um computador central que as difunde em forma de realidade virtual a PCs, via Internet. Para interpretar os dados recebidos, os receptores têm apenas de acompanhar os movimentos de um ponto que surge na tela de seus monitores.

Na opinião dos pesquisadores da UB, a sympathetic haptics poderá desencadear o desenvolvimento de uma nova série de tecnologias que utilizarão a Internet para o ensino de habilidades especiais, principamente no campo da medicina e das artes plásticas.

“Até então, você podia ensinar alguma coisa a alguém forçando seus movimentos, como, por exemplo, escrever. Agora, com nossa tecnologia, uma pessoa pode sentir e fazer exatamento o que um profissional experiente faz e sente. Esta é uma diferença crucial”, orgulha-se Kesavadas.

Site relacionado: Universidade de Buffalo

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *