Seminário mostrou novos paradigmas do web marketing

09/06/2006

No último dia 06/06 a emarket participou do Seminário Internacional “Webmétricas, Webmarketing, Ciência & Arte” que reuniu, em São Paulo (06/06) e no Rio de Janeiro (em 08/06), os maiores ‘artistas’ do marketing no eminente mercado virtual, que mostraram as principais tendências da ciência das métricas. Promovido pela CLM, APRISCO e AUI, o evento foi, sem dúvida, uma oportunidade única para se repensar estratégias de comunicação e de negócios baseados no ambiente web, fora da diretriz de linearidade de comportamento, que imperou até o momento. Sob esta perspectiva, o seminário discutiu a evolução tecnológica, apresentando os novos paradigmas na propaganda on-line e nas extensas possibilidades de medição e direcionamento que o meio digital permite.

A regra básica do marketing não mudou: é necessário conhecer muito bem o target. A boa notícia é que o meio virtual tornou esta tarefa totalmente factível e com requintes de sofisticação, antes inimagináveis aos publicitários e homens de negócio. A tecnologia do WebTrends permite não somente conhecer o perfil, o comportamento de compra, preferências e outros dados do consumidor on-line, como também extrai análises que indicam as mudanças necessárias em um website para melhorar os resultados. Vale salientar que a Internet é o único meio de comunicação que permite medição efetiva e até cirúrgica da audiência e de seus hábitos. Outra nuance dos novos tempos é que o e-mail marketing, corretamente endereçado, é muito mais efetivo. Assim, são necessárias discussões não somente sobre o novo quadro da publicidade on-line, mas todas as possibilidades de estruturação, sejam dos próprios negócios, dos seus formatos na Internet ou da construção da marca virtual.

Neste sentido, a APRISCO e a AUI reuniram os melhores profissionais para responder questionamentos sobre esses novos paradigmas do mundo virtual, das ações de fidelização dos atuais clientes e da personalização de promoções e ofertas até a construção e customização de páginas para receber clientes de segmentos específicos, com vistas aos melhores resultados. Risoleta “Rizzo”  Miranda, presidente da agência de propaganda especializada em Internet ADDCOMM e Francisco Camargo, presidente da CLM, conselheiro da APRISCO e diretor da AUI, falaram sobre “Cross Media Metrics”, um conceito inovador sobre como utilizar as métricas da Web para medir rapidamente os resultados da propaganda em outras mídias. Jonathan Oh, diretor técnico da Webtrends, líder mundial do mercado de webmétricas, que mostra porque as novas tendências de marketing precisam ser mais abrangentes indo “Muito além de Page Views”, para obter o melhor retorno sobre o investimento. E, diretamente da Dinamarca, por videoconferência, Amyris Fernandez, especialista em “usability”, professora da Fundação Getúlio Vargas e do IBMEC, que atualmente, está terminando seu PhD na TI University of Kopenhagen, discute “Usabilidade e Webanálise”.

O presidente da ZAAZ, Shane Atchison, abriu a segunda parte do evento com o tema “Como usar a web para construir marcas”, para mostrar as novas perspectivas das ações para web, considerando o comportamento dinâmico do consumidor on-line, grandemente fortalecido pelas próprias características do meio virtual, mas que exige análises mais abrangentes, com estratégias flexíveis, fundamentadas no conceito de ‘visitante único’.

Outros três artistas abordaram os diversos aspectos que circundam o webmarketing como Jason Burby, co-presidente do Comitê de Métricas e Indicadores de Performance da American Web Analytics Association e articulista do portal de marketing CLICKZ.COM que falou sobre as “Melhores Práticas para otimizar seu site utilizando Web análise”. Também abrilhantaram o evento a A Daniella Morier, presidente da Avantare, consultoria de marketing on-line, falando sobre “Marketing de otimização de Buscadores”, como impulsionar o seu marketing usando os sites de busca, tipo Google, Yahoo, entre outros; e Solange Ferrari, responsável por Intranet e Webanalytics do Banco Santander Banespa, professora e coordenadora de graduação na UNIFIEL, discutiu como “alavancar a Intranet em grandes organizações usando sistematicamente as informações obtidas na Webmétrica”.

Sites relacionados:
www.clm.com.br
www.risco.org.br
www.aui.org.br

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.