SanDisk lança cartão com proteção


05/0/2005

A SanDisk apresentou, na semana passada, a tecnologia Trusted Flash para cartões de memória que permitirão a consumidores moverem vídeo e música entre aparelhos e mantendo a política de direitos autorais estabelecida.

Os primeiros cartões chegam ao mercado em novembro por US$ 40, carregados com o novo CD dos Rolling Stones, A Bigger Bang. A SanDisk lançará cartões de memória virgens nos formatos miniSD, microSD e SD (Secure Digital).

O portal Yahoo divulgou que usuários do serviço de aluguel de músicas poderão usar o cartão. A Samsung também o aceitará nos telefones celulares.

Os novos cartões chegam em meio ao debate tecnológico e legal sobre o conteúdo multimídia em celulares, preservando o gerenciamento de direitos autorais. Com a popularização dos aparelhos com cartões de memória, a proteção se torna importante para evitar a troca livre de dados.

– Pela primeira vez é possível ter conteúdo seguro em cartões portáteis – afirmou o CEO da SanDisk, Eli Harari said numa feira de tecnologia sem fio em São Francisco.

O executivo espera que em 2007 os cartões se tornem lucrativos, ao serem adotados em massa pela indústria de tecnologia e entretenimento.

– O Trusted Flash tem potencial para mudar a visão sobre o conteúdo para dispositivos móveis – afirmou o diretor da gravadora EMI, Ted Cohen. A empresa aguardará os resultados da investida com os Stones antes de lançar novos produtos.

O TrustedFlash virgem oferece a mesma experiência que os cartões atuais, mas aceitam a marcação embutida no conteúdo que gerencia a sua cópia.

Uma diferença é a inclusão de reprodutores multimídia. Os programas permitem que o conteúdo seja reproduzido em aparelhos compatíveis com os Trusted Flash.

A proteção de conteúdo também servirá para o comércio eletrônico em celulares, ao garantir transações financeiras com maior segurança.

A SanDisk prevê que os consumidores poderão levar o conteúdo adquirido no PC, por exemplo, para outros meios como tocadores MP3 e celulares. Essa possibilidade rompe com o modelo atual, que muitas vezes exige a compra repetida para uso em outro dispositivo.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *