RSS facilita leitura de notícias da web


15/10/2004

A maioria das pessoas tem na cabeça uma lista de seus sites favoritos – talvez entre 10 e 15 destinos que freqüenta todos os dias. Mas, em geral, só alguns desses endereços contêm notícias que mereçam ser lidas imediatamente, tornando o hábito de carregar e esquadrinhar cada site diariamente um desperdício de tempo.

Felizmente, surgiu um novo padrão na web chamado RSS. Ele permite que os sites publiquem uma listagem de títulos e resumos de histórias. Com um programa conhecido como leitor RSS, você pode assinar o conteúdo de diferentes fontes de informação (feeds) e examinar rapidamente notícias condensadas. Quando encontra um item pelo qual se interessa, basta clicar no título para abrir a página com a história inteira.

Além das últimas notícias de versões online de publicações como The New York Times, os feeds podem fornecer tudo, de weblogs e alertas meteorológicos a listagens das novidades de sua loja de CD ou casa de leilão preferida. Os feeds chegam em diversos formatos, mas os mais comuns são RSS (sigla que significa tanto Really Simple Syndication ou RDF Site Summary) e um novo padrão chamado Atom, que expande as capacidades do RSS. Ambos podem ser lidos pela maioria dos leitores disponíveis.

Também chamados de leitores de feed (feed readers) ou agregadores RSS (RSS aggregators), os leitores de RSS são uma das novas e maiores categorias de software dos últimos tempos. Em uma rápida busca pela internet você pode encontrar mais de 50 programas dedicados a escanear feeds de notícias por assinatura. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.