RSF publica guia para proteger liberdade de expressão de bloggers


23/09/2005

A organização de defesa da liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publica nesta quinta-feira seu Guia Prático do ‘blogger’ e do ciberdissidente, uma “ferramenta formidável para a liberdade de expressão nos países em que reina a censura”.

Em 87 páginas a organização tenta ajudar os ‘bloggers’, proprietários de um ‘blog’ (uma espécie de diário pessoal on line), a despistar a censura e preservar seu anonimato com “conselhos práticos e artimanhas técnicas”.

Contração em inglês das palavras ‘web’ e ‘log’, os ‘blogs’ conheceram um crescimento incrível nos últimos tempos. “Os blogs apaixonam, preocupam e questionam”, afirma a RSF.

Segundo a organização, nos países onde há censura e os meios de comunicação convencionais estão “à sombra do poder”, os ‘bloggers’ se convertem nos “únicos jornalistas verdadeiros”.

“São os únicos que publicam uma informação independente, com risco de desagradar seu governo e de perder sua liberdade”.

Jornalistas de várias nacionalidades e donos de ‘blogs’ fazem declarações neste manual, que também publica uma lista dos “campeões da censura na internet em todo o mundo”.

O guia pode ser comprado nas livrarias francesas ou acessado no endereço www.rsf.org.

AFP

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *