RNP amplia conexão à internet do Cenpra a 34 Mb

 18/01/2006

O Centro de Pesquisas Renato Archer (Cenpra), situado em Campinas (SP) e vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), teve a sua conexão à rede IP aumentada em quase seis vezes, para 34 Mbps.

O Cenpra é usuário primário da rede acadêmica IP, administrada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Cerca de 350 institutos de ensino e pesquisa conectam-se a esta infra-estrutura. Há três categorias de organizações usuárias: as primárias, vinculadas aos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia; as secundárias, organizações que mantém atividades permanentes de colaboração em educação ou pesquisa com usuárias primárias; e as temporárias, instituições que colaboram com usuárias primárias e/ou secundárias em projetos com prazo eterminado.

Através da rede IP, a RNP provê serviço Internet com facilidades de trânsito nacional e internacional, em uma infra-estrutura com alta largura de banda e suporte a aplicações avançadas. Primeira rede óptica nacional da América Latina, a rede IP opera com capacidade ponto a ponto de até 10 Gbps, possibilitando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil e viabilizando a comunicação entre pesquisadores brasileiros e seus pares no resto do mundo.

O Cenpra tem a finalidade de desenvolver e implementar pesquisas científicas e tecnológicas no setor de informática. Ao longo de sua existência, contribuiu ativamente com o setor acadêmico e industrial, na medida em que promoveu a evolução das tecnologias da informação, mantendo-se na vanguarda de diversos segmentos tecnológicos-chave, abrangendo os setores de componentes, sistemas e software e suas aplicações, que impactam diversos setores da sociedade.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.