Responsabilidade no uso da Internet para seus negócios

06/04/2008

Danielle S. Ramos

 

Que a Internet faz cada vez mais parte de nossas vidas, todo mundo já sabe. Que ela oferece milhares de oportunidades e benefícios ao nosso dia-a-dia, principalmente nas empresas, também. Mas parece que muitas pessoas se esquecem de que são necessários alguns cuidados no uso da web, de forma a potencializar tais benefícios.

Não basta ter um endereço na Internet, utilizar e-mails como opção de meio de comunicação com clientes e parceiros, nem mesmo fazer centenas de anúncios on-line. Para cada uma dessas ações ou quaisquer outras, são necessários muito trabalho, pesquisa, análise, para que o desenvolvimento dessas gere a melhor solução possível. Além de todo esse trabalho para implementar um ambiente favorável para seus negócios, há o acompanhamento dessas ações, seja para monitorar o andamento de uma ação ou para suportar de forma correta as operações de sua empresa na Internet.

O seu site precisa ser, além de atrativo, eficiente para os objetivos de seu negócio. Precisa ter a ‘cara’ da sua empresa, falar como sua empresa e tratar o usuário da forma que seus clientes, colaboradores, fornecedores e todo o público envolvido, da mesma forma como são tratados na sua empresa. Consideremos, é claro, que todos esses fatores sejam positivos no mundo real. Por isso, não basta uma página com seu logotipo, algumas informações sobre a empresa, produtos ou serviços e meia dúzia de imagens ou fotos encontradas aqui e ali. Invista tempo e o dinheiro necessário para ter um bom site na Internet. Os benefícios valem esse investimento, desde que feitos de forma consciente e com todo o cuidado necessário.

O uso de e-mails deve ter regras claras e alinhadas com a política da empresa, além de respeitar as regras de boas maneiras universais, para que se possa aproveitar apenas os benefícios dessas ferramenta e driblar todos os pontos negativos que ela pode apresentar.

Com relação às demais ações que podem ser feitas como anúncios, banners, e-mail marketing ou qualquer outra, mantenha em mente algumas regras básicas: não seja invasivo, seja claro e objetivo e respeite o direito de qualquer pessoa de usar a Internet sem ter que passar a maior parte do seu tempo se desvencilhando de lixo eletrônico, fechando dezenas de pop-ups diariamente e encontrando a informação que realmente deseja perdida em uma enxurrada de informações inúteis que o confundem e o irritam, com toda a razão.

Respeito à pessoa que está do outro lado, digerindo um volume imenso de informações todos os dias em frente ao seu computador e que não tem obrigação nenhuma de aturar a sua falta de criatividade ou a sua ânsia em vender seus produtos ou serviços a todo o custo . Essa é a regra número 1.

Danielle S. Ramos é Gerente de Projetos, graduada em Sistemas de Informação pela Fundação Santo André, certificada PMP® pelo PMI® e responsável pela Diretoria Geral da Analogia IT Mídia Digital, empresa que presta serviços de desenvolvimento de soluções web. Site: www.analogiait.com.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.