Repórter Unifenas completa dois anos na Internet No ratings yet.


28/05/2003

O portal de reportagens da Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas – completou dois anos neste mês de maio e apresenta novidades para os internautas que o visitam. Além de manter o visual leve a agradável, que vem desde sua criação, nossos visitantes vão poder indicar nossas matérias para seus amigos. O Repórter Unifenas é acessado pelo seguinte endereço: http://reporter.unifenas.br .

O jornalista Maurício P. Lomas lembra que o trabalho nasceu da vontade de todos da Unifenas de ver as notícias levantadas pela Central de Jornalismo se espalhar pelo planeta. E a entrada na Internet foi possível somando o trabalho da equipe do jornalismo com o pessoa da equipe de Desenvolvimento Web da Assessoria de Informática da Universidade. Eles trabalharam na preparação de novos mecanismos para a introdução de fotos em todas as matérias, até mesmo nas de áudio. Anterior a reforma, só havia condição de cadastrar uma pequena manchete nas matérias de vídeo e áudio, mas agora toda informação solicitada poderá conter uma foto, além do texto, áudio e vídeo.

No seu segundo ano de aniversário, o portal de reportagens da UNIFENAS foi incrementado com mais recursos visuais, como fotos, ícones e matérias em destaque. Cada matéria separadamente recebeu informações detalhadas no rodapé, bem como a possibilidade de enviá-las a um futuro visitante e a possibilidade de impressão da matéria, segundo informou o webdsigner do portal Giovani Andrade.

Quem visita o Repórter Unifenas percebe que o portal é de fácil acesso e consulta, como explica o webdsigner: “Foi usada a linguagem de programação ASP, com acesso a uma base de dados Microsoft Access. As matérias contendo áudio e vídeo, são gravadas, digitalizadas e codificadas pela equipe de informática. A apresentação é feita usando um servidor de Streamming Windows Media. Para o usuário esse processo é transparente. O único software que ele deve ter instalado em sua máquina é o Windows Media Player. O portal foi projetado para ser visualizado nos browsers e resoluções mais usadas pelos internautas”.

A equipe responsável pelo desenvolvimento web da Unifenas executa projetos de design, sites dinâmicos (com linguagens de programação), sistemas acadêmicos, cds multimídia, etc. Ela é responsável por exemplo pela criação e manutenção da página principal da Unifenas (www.unifenas.br), o sistema de Inscrição Online do Vestibular (www4.unifenas.br/prosel), o site do corredor Victor Corrêa (www.victorcorrea.com.br), o portal dos professores (www4.unifenas.br/professor),entre outros.

“Muito temos aprendido com as experiências que o jornalismo online nos oferece, assim como, temos ganhado muitas e boas experiências no salutar convívio da equipe da Central de Jornalismo com a equipe da Assessoria de Informática”, declarou o repórter da Central de Jornalismo da Unifenas, Maurício P. Lomas, que é um dos criadores do portal e passa a trabalhar o cadastro das matérias com a participação de Galvone Oliveira – cinegrafista e fotografo, Everton Marques – repórter de vídeo e Rosângela Fressato – repórter de impresso.

A união desses dois setores da Unifenas, Assessoria de Informática e Central de Jornalismo, está oferecendo um jornal eletrônico com opções de áudio, vídeo e texto, de matérias que mostram toda a qualidade de quem atua profissionalmente na instituição.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *