Redução de custos impulsiona investimentos em tecnologia IP


22/06/2005

O crescente interesse pelas novas tecnologias baseadas em IP (Internet Protocol) é uma tendência mundial, impulsionado pela perspectiva de redução de custos com a telefonia. Os gastos globais com VoIP em 2004 foram de US$ 3 bilhões, e a projeção é que cheguem aos US$ 20 bilhões em 2009, de acordo com dados da IDC. Em meio a esse processo de migração para IP, O’Bryan diz que não há mais como pensar somente em termos de conectividade. “Hoje, é fundamental levar as informações sobre o comportamento do usuário e a inteligência do negócio para o aplicativo da rede, resultando em serviços de redes gerenciadas, através de ‘Application-aware Networking'”, explica.

Os benefícios de Application-aware Networking são muitos, como muitas são as opções de soluções IP oferecidas pelo mercado, destacou o diretor que, entretanto, recomendou fazer um sério planejamento da tecnologia que se pretende adquirir. “Voz é o aplicativo que, ultimamente, mais tem influenciado a rede de dados e é essencial para os negócios. Por isso, é necessário ter cautela com esses investimentos, pois refletirão diretamente nos negócios das empresas. É importante planejar, fazer a migração por fases, ter o cuidado de trabalhar com mais de uma operadora para manter o controle das operações, contratar um fornecedor abalizado, considerar todos os aplicativos e, acima de tudo, procurar se educar antes de entrar em ação”.

A apresentação seguinte, da Impsat Comunicações, abordou a integração por meio do conceito de IP AnyWhere, o qual permite a consolidação de múltiplos serviços, equipes de TI e aplicações (ERP, VoIP, Telefonia IP, email e Internet) em uma única infra-estrutura. Yuri Menck, especialista em Marketing de Produtos de Transmissão de Dados, expôs os benefícios e as oportunidades da integração IP AnyWhere através de casos de sucesso em diferentes segmentos de mercado. Segundo Menck é fundamental ter alinhamento estratégico entre cliente e fornecedor, com essa concentração de esforços tornando-se crítica para o atingimento das necessidades dos negócios. O IP AnyWhere integra diferentes serviços da Impsat, baseados em tecnologias IP, com confiabilidade, segurança e eficiência no uso dos recursos.

Marcos Antônio Silva, especialista de Redes Convergentes da Alcatel Telecomunicações, apresentou a palestra “Comunicações IP: A migração para soluções convergentes”, onde destacou a necessidade do mercado por soluções IP pela comprovação dos benefícios que agrega, como a redução de custos e maior mobilidade. Silva falou ainda que até há pouco tempo a questão da convergência se restringia a dados e voz, mas, hoje, enfrentamos uma revolução tecnológica na convergência da telefonia e aplicativos de negócios. Quanto aos serviços de voz gerenciáveis, o especialista rassaltou a tendência da indústria de trocar a adoção de CAPEX para OPEX, com a inteligência da telefonia suportada nos data centers das operadoras e disponível em forma de serviços, com o fim dos entroncamentos tradicionais.

Na apresentação da GVT, “A revolução da voz pela Internet – Serviços sobre VoIP voltados a resultado”, Celso Valério, gerente de projetos da companhia, discorreu sobre a experiência da GVT em desenvolver um produto baseado em VoIP, o OMNI GVT, em cima de um número telefônico com acesso via Internet, que possibilita mobilidade, virtualidade e economia, fundamentais para a escalabilidade do negócio. Sobre a redução de custos, que é expressiva, Valério observou que “a eliminação de gastos com interurbanos e roaming podem gerar economia de 60% para as empresas, 80% para o consumidor individual e até 90% em ligações com celulares”. De acordo com o executivo, o grande desafio para a popularização do VoIP é a adaptação do uso, sendo necessário oferecer produtos de fácil manuseio.

One-to-many com Palestrantes na área de exposição

As sessões one-to-many, realizadas ao término das apresentações da IDC Brasil IP Convergence Conference 2005, reuniram os palestrantes e os executivos da audiência para o detalhamento das soluções apresentadas.

A Impsat apresentou as soluções Qualidade de Serviços IP e Segurança em Redes IP; a Alcatel, os conceitos e mecanismos Telefonia IP na Rede Local e Segurança em Telefonia IP; e a GVT, a solução VoIP para o mercado corporativo OMNI GVT, além de soluções e aplicações para o OMNI.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.