Redes varejistas descobrem a TI


10/12/2002

Ainda que seja uma fatia do varejo e longe de serem consideradas fortes usuárias das tecnologias emergentes, se comparadas aos supermercados por exemplo, as cadeias de lojas também evoluíram o conceito de gestão empresarial. Em menos de dez anos, a Tecnologia da Informação ganhou considerável importância no segmento com os ajustes nos processos de relacionamento com o cliente, basicamente formado pelo público feminino.

Além da consolidação e ajustes da política de CRM (Customer Relationship Management) – BI (Business Intelligence); data warehouse e call center, que não param de evoluir em 2003 – paralelamente as lojas investiram pesado em automação dos caixas e na logística de reposição automática de mercadorias. Hoje o maior esforço está na Internet como ferramenta de comunicação com a cadeia de fornecedores.

Exemplos: as Lojas Marisa iniciam no próximo ano um projeto de EAI (Enterprise Application Integration) e as Lojas Renner começam a operar um modelo de marketplace como forma de atingir o chamado nível três da cadeia de suprimentos.

Entre calcinhas, sutiãs, pijamas, meias e outros produtos encontrados nos estoques dessas cadeias, 2003 também representará um ano onde será utilizado um verdadeiro kit de renovação tecnológica. Além de organizar os processos internos e aumentar a participação no mercado com o incremento e aquisição de novas ferramentas, na agenda dos CIOs (Chiefs Information Officer) das grandes cadeias como Marisa Lojas Varejistas Ltda., Lojas Renner e alguns magazines especializados, como a Track & Field, está a realização de um novo plano de ação para os próximos anos.

É o caso de Mendel Szlejf, CIO da rede fundada por Bernardo Goldfarb há mais de meio século. “Estou na Marisa há seis anos e este é meu segundo business plan. A idéia é repetir o modelo dos últimos três anos. Na ocasião, contratamos a auditoria da PriceWaterhouseCoopers para desenhar o projeto em parceira com a TI.” O planejamento 2003/2005 ainda está em avaliação, com expectativa de definição de parceiros até o início de janeiro.(segue)

Paula Zaidan

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.