Rede de amigos vai definir rumos da internet, diz criador dos blogs WordPress

22/06/2009

Pergunte a Matt Mullenweg sobre o futuro da internet, e ele vai apontar para seus amigos da "vida real". Segundo o norte-americano de 25 anos, criador da rede de blogs WordPress, a confiança que temos nos contatos que conhecemos pessoalmente vai servir para filtrar a overdose de informação distribuída pela rede.

Em sua segunda visita ao Brasil, Matt falou para uma plateia de desenvolvedores de software neste sábado (20) em São Paulo, durante o evento CMS Brasil 2009.

Para o texano de Houston, o Brasil é um país "com energia". Os brasileiros, segundo ele, são responsáveis por 20 milhões de visitas do total de 200 milhões que os blogs WordPress contabilizam mundialmente. Segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), o Brasil tem cerca de 1 milhão de blogs hospedados no WordPress. Segundo o WordPress, o Brasil é um dos países em que o serviço cresce mais rapidamente.

"Há 15 anos, o objetivo da internet era trazer informações, revelar o que não estava acessível", lembra Matt. Hoje, porém, o desafio é organizar tudo isso, explicou o jovem empreendedor que criou o WordPress aos 19 anos, em parceria com Mike Little.

Overdose e criatividade
"Temos muita informação, as pessoas estão sobrecarregadas", disse Matt, citando os milhões de posts novos e vídeos no YouTube que são publicados diariamente.

Com cada vez mais informação e dias cheios de compromissos, a tendência vai ser valorizar a rede de contatos – desde as pessoas que você segue no Twitter até os diversos recursos de integração e comunicação do Facebook.

"Os filtros são as pessoas que você conhece na vida real, e são filtros fantásticos", disse Matt.

Ele valorizou dois elementos principais para o sucesso de serviços na internet: simplicidade e liberdade de criação. "O que eu adoro no Twitter é isso: ele é uma caixa e um botão. Assim como era o blogger em sua primeira versão", comparou, lembrando que tanto o microblog quanto o serviço de blogs concorrente do WordPress foram criados pela mesma pessoa: Evan Williams.

Renato Bueno Do G1, em São Paulo

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.