Qual o computador Linux mais rápido do mundo?


01/08/2003

A IBM Corp. tem um desafio na corrida para entregar o supercomputador Linux mais rápido do mundo. Um dia depois de a companhia receber um pedido para o que seria a máquina mas veloz do planeta com o sistema operacional do pingüim, a japonesa Fujitsu anunciou um equipamento ainda mais rápido que será entregue no mesmo período.

O computador da Fujitsu vai conter 2.048 processadores ainda não identificados, que podem atingir um pico de performance de 12,4 trilhões de Flops, que significa 12,4 trilhões de cálculos por segundo, informou a companhia em um comunicado à imprensa

A Fujitsu recebeu o pedido do Institute of Physical and Chemical Research (Riken), uma organização governamental que usará o computador para pesquisas sobre biotecnologia. O prazo previsto para entrega é março de 2004.

A IBM, um dia antes, informou que também que planeja entregar em março um supercomputador baseado em Linux para National Institute for Advanced Industrial Science and Technology (AIST).

A máquina da IBM terá 246 nos processadores Opteron da AMD e, na performance de pico, pode atingir 11,2 trilhões de flops, ou seja, 11,2 trilhões de cálculos por segundo.

A supercomputador Linux mais veloz do mundo até agora está no Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL). Ele tem capacidade de 11,1 trilhões de flops e á terceira mais potente do planeta, de acordo com o ranking Top 500.

Martyn Williams — IDG News Service/Japão

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.