Qual a melhor estratégia de marketing na internet?



VEICULAÇÃO DE BANNERS: 12,31%
CADASTRAMENTO EM SITES DE BUSCA: 26,15%
PARCERIAS/PROGRAMAS DE AFILIADOS: 23,08%
E-MAIL MARKETING: 38,46%

Este é o tema e o resultado de uma enquete realizada durante os meses de fevereiro e março de 2002 no site emarket (www.emarket.ppg.br).

Na minha opinião não há surpresas nesse resultado. Até porque o público que responde às enquetes, de um modo geral, é identificado com o tema.

A opção com menor porcentagem de votos, um pouco mais de 12%, a veiculação de campanha através de banners, só vem a confirmar uma tendência que vem acontecendo há mais de ano. O brilhantismo inicial de anúncios em banners deu lugar a um descrédito que só não é total porque os custos publicitários diminuíram muito e porque surgiu a fórmula pay per click. Se você só paga por resultados, vale a pena investir, mesmo que o retorno demore um pouco ainda. Eu, particularmente, gosto dos banners. Costumo comparar com o quadro na minha sala de estar. Faz parte do visual. Assim como os banners fazem parte de sites de conteúdo ou portais. Acho que eles devem estar lá, acho que contribui para o próprio site divulgar novidades. Ah! E também pode ser uma peça publicitária. Desde que tenha foco: mensagem certa para o público certo.

Em segundo lugar, praticamente com um empate técnico estão cadastramento em sites de busca e realização de parcerias ou programa de afiliados (parcerias e programa de afiliados apesar de não serem a mesma coisa, foi disponibilizado em conjunto devido à semelhança da ação e por não ser necessário a realização de investimentos e nem muito trabalho por parte do afiliado).

Aqui pode estar uma pequena surpresa, pelo menos para mim. Acreditava, até pouco tempo, que o trabalho de cadastramento em sites de busca era, senão o mais importante, imprescindível. Continuo achando, mas já não tanto.

Hoje existem questões levadas em cosideração para os sistemas de busca indexarem um site. A posição obtida em um resultado de busca é determinante para a obtenção de sucesso através dessa estratégia de divulgação. E ocorre que as questões consideradas pelos grandes sites de busca nem sempre são coerentes ou também mudam muito. Você já não sabe o que é considerado em um ou em outro.

E a confirmação do que já sabíamos é que o e-mail marketing ou opt-in e-mail é a estratégia de marketing mais considerada entre os usuários de internet. Indo de uma forma direta à o que eu penso ser a razão dessa preferência, não tenho medo de dizer que essa “vitória” se deve a simples razão de que o usuário é quem decide por receber ou não a propaganda. Isso é determinante. Junte-se a isso o papel marcante do correio eletrônico, a maior e mais utilizada ferramenta da internet. É juntar a fome com a vontade de comer.

Para terminar vou dizer uma coisa que pode ser óbvia, mas não para todos: todas opções da nossa enquete são estratégias complementares em uma campanha de marketing e publicidade na iternet.

Eu tenho certeza e posso afirmar que a internet será, dentro de muito pouco tempo, o mais eficaz meio de comunicação entre os existentes até hoje. Muito disso devido à riqueza de possibilidades de execução. Mas só dará certo com muito trabalho e utilizando todas as formas possíveis existentes e que ainda serão criadas de comunicação, de interatividade, de publicidade…

De marketing.

Ricardo Prates Morais é Consultor em Web Marketing e editor da emarket Newswww.emarket.ppg.brrpmoraisemarket.ppg.br

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