Publicidade offline atrai internautas para sites de buscas

08/09/2011

Estudo encomendado pela Google e iProspect Brasil indica que publicidade convencional é responsável por boa parte do movimento dos sites de busca.

Oito em cada dez internautas brasileiros realizam buscas na web após serem impactados por ações publicitárias em mídias convencionais, aponta pesquisa com usuários brasileiros realizada pela Forrester Research, sob encomenda da Google e da iProspect Brasil, e que buscou medir a influência do marketing offline nas atividades de busca online.

Pelos dados da pesquisa divulgados nesta segunda-feira (15/8), 93% dos internautas brasileiros acessam a rede pelo menos uma vez por dia e 85% utilizam o serviço de busca diariamente. Dos 79% que buscam informações na web depois de serem impactados por publicidade offline, a metade (49%) acessa os sites de busca no mesmo dia e 75% deles encontram o que procuram.

Entre as mídias offline citadas como de maior impacto nas buscas online estão indicação/boca-a-boca (53%), anúncios em TV (51%), anúncios em revistas e jornais (35%) e lojas físicas (27%).

Além disso, quanto maior o tempo gasto na Internet, mais valor o internauta vê na ferramenta de busca, indica a pesquisa. Dos que utilizam a web há menos de quatro anos, 82% visitam sites de busca; entre 4 e 9 anos, o índice é de 90% e, entre quem usa a Internet hã mais de 10 anos, é de 92%.

A avaliação do comportamento do brasileiro nas buscas revelou que 47% procuram pelo nome do produto ou serviço; 30% digitam o nome da empresa e 7% utilizam o slogan ou anúncio na pesquisa. O principal conteúdo buscado são os descontos especiais (40%), seguidos por sites de produtos e serviços (33%).

Para o chefe de pesquisas da Google para a América Latina, Pedro Frigo, o resultado mostra que a integração dos canais offline e online contribui para a eficiência de campanhas publicitárias.

Para desenvolver a pesquisa, a Forrester Research entrevistou 2 mil pessoas com idades entre 14 e 45 anos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Brasília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.