Publicidade em jornal na internet cresce 21% no mundo
02/06/2005
A publicidade nas páginas de jornais na internet aumentou 21% em 2004 em todo o mundo, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira pela Associação Mundial de Jornais (WAN, na sigla em inglês).
Segundo o relatório, a imprensa escrita diária mundial teve um “bom ano em 2004”, com aumento de 2,1% em suas vendas e de 5,3% em seus rendimentos publicitários. No Brasil, as vendas aumentaram 0,8%, embora nos últimos cinco anos tenham acumulado uma baixa de 17%.
A alta global da difusão, depois de um estancamento em 2003, é o resultado de um importante crescimento do mercado asiático, sobretudo na Índia e na China, enquanto houve uma queda na Europa e nos Estados Unidos, segundo o relatório sobre as “tendências da imprensa mundial”, elaborado durante o 58º Congresso Mundial de Jornais, celebrado em Seul.
Audiência dos portais
A clara recuperação da publicidade, iniciada em 2003, no entanto, não compensou a queda registrada nos anos anteriores, e a parte dos jornais (segundo vetor depois da televisão) no mercado da publicidade caiu para 30,1% em 2004, contra 30,5% no ano anterior e 36,1% dez anos antes, destacou o documento.
A WAN, que realizou este estudo em 215 países e territórios, destacou também três fenômenos importantes no ano passado: aumento importante da difusão de jornais gratuitos (não-contabilizada nas estatísticas de venda), um aumento de 32% da audiência dos portais de internet dos jornais e uma aceleração da passagem ao formato compacto ou tablóide (adotado agora por 36%). (segue)
da France Presse, em Seul
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!