Projeto SPecial deve revigorar mercado brasileiro de ASPs No ratings yet.


13/02/2003

Nascido no início do ano – a partir de uma parceria entre a Telefônica Empresas, a Compuware, a Sun e o Instituto de Tecnologia de Software (ITS) -, o projeto SPecial é considerado pelo The Yankee Group como uma perspectiva interessante para o futuro do mercado brasileiro de terceirização de aplicações. Na opinião do instituto, a união das empresas para oferta de uma solução integrada e completa de terceirização de aplicações pode criar um modelo que beneficie tanto desenvolvedores quanto clientes. A iniciativa deve demandar investimento inicial de R$ 1 milhão.

De acordo com o The Yankee Group, a iniciativa pretende facilitar a utilização de aplicações no modelo ASP, de modo a possibilitar que as companhias beneficiem-se da opção da terceiração, em vez de realizarem altos investimentos no modelo de licenças de software.

Ainda na opinião do instituto, devido às empresas participantes do projeto, ele deve atrair uma série de fornecedores que poderão ser beneficiados pela associação, criando uma opção interessante para o mercado em um momento no qual todos buscam soluções economicamente eficientes.

Entre os beneficiados pela parceria, o Yankee destaca as próprias empresas envolvidas – sendo que a Telefônica deverá aumentar a utilização de seus data centers, a Sun irá ter receita proveniente da plataforma Sun ONE, a Compuware firmará contratos para utilização de suas ferramentas e a ITS fornecerá consultoria e serviços. Além disso, cita os fornecedores de forma geral, que poderão utilizar a solução integrada para fornecer aplicações coplementares.

Para garantir o sucesso do projeto, entretanto, o Yankee recomenda que os fornecedores realizem parcerias que complementem suas soluções, afirmando que quanto mais simplificada e integrada a solução, mais desenvolvedores irão querer utiliza-la. Além disso, o instituto aponta para a necessidade da criação de serviços customizados, já que a oferta de produtos de massa já provou não atender as necessidades desse tipo de aplicação. Outro ponto de grande importância que deve ser observado, segundo o Yankee, é a segurança da solução.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *