Projeto Acessa Jundiaí promove a inclusão digital


08/03/2006

São Paulo, 08 de março de 2006 – Mais do que entretenimento, hoje o acesso à Internet é uma necessidade básica. Restringir tal facilidade às camadas mais carentes da sociedade significa privar essa população de ter melhores chances profissionais, por exemplo. Pensando nisso, a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), órgão ligado à prefeitura do município, desenvolve, desde o começo de 2006, o projeto “Acessa Jundiaí”, que levará sete centros de acesso gratuitos à Internet aos terminais rodoviários urbanos da cidade. Para tanto, a CIJUN conta com o apoio de diversos fabricantes e desenvolvedores, entre eles a BRconnection, principal empresa brasileira no mercado de soluções que otimizam o uso da Internet.

Cada centro de acesso será composto por onze computadores conectados à Internet e dois servidores. Nas estações, os usuários poderão utilizar correio eletrônico, elaborar currículos, procurar vagas de empregos, realizar pesquisas escolares, participar de cursos à distância, acessar serviços de utilidade pública, pesquisar sites de interesses diversos, ler notícias, publicar seus conhecimentos na Internet, construir novos canais de expressão cultural e social, participar de comunidades virtuais, etc.

Para o que o objetivo do projeto não seja desvirtuado, a BRconnection vai disponibilizar um BRmultiaccess para cada um dos centros do “Acessa Jundiaí”. O software da empresa será responsável por toda a segurança da rede, já que evitará ataques de vírus, hackers e spywares, além de impedir o acesso a sites restritos pela política do programa, como conteúdo pornográfico, por exemplo. A ferramenta da BRconnection conta com diversos recursos, tais como firewall com suporte a regras dinâmicas por autenticação, IDS ativo que trabalha na camada de aplicação, analisador de protocolo que permite gerenciar o uso de aplicativos P2P/Internet Messengers, VPN, Antivírus, AntiSPAM, filtro de conteúdo WEB, entre outros.

Segundo Amauri Marquezi de Luca, presidente da CIJUN, o projeto é de suma importância para a sociedade local. “São ações como esta que promovem a cidadania e, conseqüentemente, elevam o nível de desenvolvimento de uma cidade”, constata. “Paralelamente, participar de um plano de inclusão digital é altamente satisfatório para toda nossa equipe.”

O primeiro centro de inclusão digital foi inaugurado no último dia 25 de janeiro, no bairro Colônia. Mais dois centros serão inaugurados até o final de março.

Daniela Giuntini

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.