Programas de rádio em MP3 agitam comunidade jovem online


14/04/2005

Os softwares que criam os podcasts, programas radiofônicos de todo tipo – noticiosos, humorísticos e musicais – em formato MP3 para publicação em sites ou blogs da Web estão agitando a comunidade online em todo o mundo.

Pesquisa do grupo Pew Internet and American Life Project mostra, por exemplo, que 39% dos adultos, entre 20 e 29 anos, nos Estados Unidos, que possuem reprodutores de áudio como o iPod, da Apple, estão fazendo o download de podcasts. Isso significa que mais de seis milhões de norte-americanos estão aderindo à moda.

O termo Podcast (junção de iPod com “broadcast”, que em inglês significa transmissão de rádio ou TV) surgiu pela primeira vez num artigo de fevereiro de 2004, no jornal britânico The Guardian, asinado pelo jornalista Ben Hammersley.

A tecnologia que permitiu a criação do Podcast é o RSS, sistema de assinatura que automatiza a divulgação de conteúdos de um site para o outro por meio de tags utilizadas em HTML e XML. O mais interessante no Podcast é que ele permite a distribuição de conteúdo multimídia para qualquer aparelho (computadores, celulares, PDAs), sem a necessidade de servidores específicos, usando apenas a linguagem padrão da Web.

De simples diversão, a novidade pode se transformar em um meio para ganhar dinheiro. Adam Curry, ex-VJ da MTV e adepto da mania, chega a dizer que o Postcad pode matar o modelo de rádio comercial. “A nova geração não ouve rádio. Eles estão no MSN, têm seu iPod, seu MP3 player e seu Xbox, onde o Postcad tem lugar garantido”, ele acha.

João Magalhães

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.