Problemas de implementação de ERP atingem 30% das empresas


24/10

A utilização de sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) causam problemas de adaptação para 30% das empresas que optaram pela utilização destes softwares como forma de integrar e facilitar o fluxo de suas informações gerenciais. Esta foi a principal constatação de uma pesquisa que teve como tema “O Nível de Implementação do ERP nas Empresas Brasileiras”, realizada pela E-Consulting, instituição que atua na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias competitivas e serviços na Internet para grandes corporações, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Durante todo o mês de setembro até a primeira quinzena de outubro, foram feitas entrevistas por telefone com 220 profissionais de nível gerencial de setores como Recursos Humanos, Produção, Operação, Contabilidade, Compras, Marketing, Tecnologia, entre outros, vinculados a 120 empresas com faturamento de R$ 100 milhões/ano na média. Outras 174 pessoas puderam participar do estudo respondendo a uma enquete divulgada no site da Camara-e.net (porém, esses resultados não foram contados na pesquisa).

Além dos 30% que disseram estar enfrentando problemas de adaptação aos softwares em processo de implantação, outros 22% afirmaram entender que as soluções de ERP não são imprescindíveis, nesse momento, para suas respectivas companhias pois as mesmas possuem soluções legadas não integradas no conceito ERP. Já para 19% dos entrevistados a adoção de uma solução integrada ERP, substituindo os sistemas legados não integrados, está nos planos para o ano que vem, e 13 % disseram que têm a intenção de experimentar os sistemas mas entendem que este ainda não seja o momento ideal para fazer isto.

“A implementação de um sistema de ERP é sempre traumática porque obriga a empresa a se adaptar a um fluxo que ela não está acostumada. O resultado da pesquisa reflete esta dificuldade e indica que as empresas fornecedoras de sistemas de ERP devem investir mais no processo de diagnóstico e modelagem de processos que serão os parâmetros do sistema ERP, além da metodologia de suporte à implementação para reduzir o impacto desta adaptação forçada (Change Management) e dedicar somente gerentes de projeto profissionais” afirma Daniel Domeneguetti, diretor de estratégia da E-Consulting

Das pessoas ouvidas, 10% disseram que se encontram exatamente no início da fase de implementação dos programas e apenas 6% informaram estar utilizando as ferramentas de ERP implementadas de maneira integral com sucesso absoluto.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.