Primesys adota ferramenta para análise de mercado da Elucid

A Primesys, empresa de serviços de comunicação de dados do grupo Portugal Telecom, adotou a solução MarketMonitor da Elucid. “Como empresa estrangeira que somos, precisávamos de informações do mercado local”, explica Paulo Botelho Pessoa, diretor de marketing da empresa. A primeira opção da Primesys foi recorrer aos tradicionais serviços de notícias do setor.

“O problema era que muito material era enviado a todos da empresa e em pouco tempo as pessoas não estavam lendo mais”, afirma Pessoa. Ao procurar uma ferramenta que ajudasse a empresa a melhor conhecer o mercado, seus competidores e seus futuros clientes, a Primesys buscava também uniformizar as opiniões de diretores sobre fatos externos à corporação. Outro grande desafio era buscar informações de duas ou três semanas anteriores. “Era o caos”, resume Pessoa.

O projeto de Inteligência Competitiva trabalhou, durante meses, com duas opções. A primeira era contratar uma equipe só para fazer esta análise. E a segunda opção era buscar um serviço no mercado. “Além de não ser nosso core business, os custos de manter uma área que cuidasse apenas de informações de mercado eram uma incógnita”, afirma Pessoa, que já conhecia a experiência do grupo que, em Portugal, havia criado uma solução customizada e a aplicação não era utilizada.

No ano passado, a Primesys iniciou um projeto piloto com poucas pessoas em todas as áreas, para testar o MarketMonitor, produto da Elucid. O trabalho inicial era de parametrização, estabelecer número de variáveis e histórico de mercado. A ferramenta também indica quem está acessando quais áreas, permitindo que o administrador avalie se alguma licença está subutilizada e pode ser usada por outro funcionário.“Outro segredo da nossa experiência com a solução foi levar a Elucid para dar treinamento e formação à diretoria”, explica o executivo. Atualmente, por R$ 6 mil ao mês, a empresa atingiu os objetivos: ter relatórios periódicos de inteligência competitiva e a uniformização de informações dentro da companhia. “Quando temos um prospect, usamos a ferramenta para analisar sua posição no mercado, saúde financeira, e muitas outras informações relevantes”.

Luciana Coen

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