Presença feminina aumenta em sites financeiros


25/11/2002

Em uma avaliação sobre o acesso residencial a sites financeiros, divulgada nesta segunda-feira (25/11), o Ibope eRatings revela que acesso entre o público feminino cresceu de uma média de 30 a 35% para 45% nas operações online dos bancos Bradesco e Itaú, em outubro. O estudo mostra que a visitação das mulheres aos sites financeiros se manteve estável — por volta de 30% dos acessos — no mês passado, a exceção da operação online do ABN AMRO Bank, que observou uma queda de 36,2% para 29,5% na audiência feminina.

“A Web é um meio para se trabalhar com nichos”, observa Marcelo Coutinho, diretor de serviços analíticos do Ibope eRatings para a América Latina. Segundo ele, o crescimento do acesso feminino entre os sites do Bradesco e do Itaú revela a preocupação destes bancos no desenvolvimento de estratégias segmentadas para os clientes online.

O público feminino representou 43,3% dos internautas residenciais brasileiros, que somaram 14,3 milhões, em outubro. “Os homens usam mais a Web do que as mulheres. Com exceção dos Estados Unidos, onde o público feminino representa 52,4% dos internautas domiciliares contra 47,6% do público masculino”, frisa Coutinho.

Em outubro, o acesso aos sites financeiros somou 2,78 milhões de usuários únicos entre os internautas residenciais, apresentando uma queda de 2,79% sobre os acessos de setembro (2,86 milhões) — considerada normal para o setor, segundo o Ibope eRatings.

No ranking do mês, a Caixa Econômica Federal permanece em primeiro lugar, com 890 mil usuários residenciais únicos, apresentando uma queda (- 10,7%) em relação a setembro deste ano.

Em segundo lugar está o site do Itaú, que ultrapassou a operação online do Banco do Brasil, passando a contar com 804 mil usuários únicos e um crescimento de 3,2% sobre o mês anterior. O Ibope eRatings destaca a performance do “private bank” Itaú Personnalitté, que recebeu 4,3% do total de visitas ao site, contra 0,98% em janeiro deste ano.

O Banco do Brasil teve um decréscimo no número de usuários ativos, em relação a setembro (- 7,9%) somando 756 mil usuários únicos.

Daniela Braun

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.