Portugal Telecom poupa 40 milhões de euros ao centralizar compras


29/11/2002

A criação de um núcleo corporativo de compras proporcionou ao Grupo Portugal Telecom (PT) uma economia de aproximadamente 40 milhões de euros neste ano. Em 2001, o volume de aquisições e investimentos da oitava maior companhia de telecomunicações e multimídia da Europa alcançou 2,5 bilhões de euros.

A iniciativa de criação do núcleo teve como objetivo aumentar a capacidade de negociação do grupo. A empresa destaca a centralização em âmbito corporativo de todas as compras superiores a 200 mil euros; a gestão integrada dos fornecedores; a implantação de um processo de compras simples, rigoroso, sistemático e transparente; a entrega dos processos negociais a especialistas com experiência, com total separação entre quem encomenda (as empresas), quem negocia (os especialistas) e quem paga (as áreas financeiras); e a agilização dos processos com a utilização intensiva das plataformas de e-procurement do Grupo Portugal Telecom, o BuySite da Tradecom.

Para operacionalização do núcleo, o grupo optou pelo modelo de pagamento em “mesa de compras”, na qual participam, com igual acesso à informação, todos os interessados no processo – núcleo de compras, empresa compradora e áreas financeiras – e onde as decisões devem ser aprovadas por unanimidade.

A mesa de compras se reúne todas as terças-feiras para definir estratégias negociais e estabelecer objetivos. As sextas-feiras são reservadas para aprovações de pagamento pelo grupo, que no Brasil detém o controle de Telesp Celular, Mobitel e PrimeSys, tem 83% das ações da Global Telecom, além de participação de 18% do UOL.

InvestNews – Gazeta Mercantil

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