Portal Webtranspo é parceiro de vendas de passagens da Gol


01/08/2004

Agora, enquanto se atualizam e tomam conhecimento das principais notícias que movimentam o setor de transportes, os usuários do Portal Webtranspo podem aproveitar e comprar passagens aéreas da Gol pela web, sem precisar se dirigir a outro endereço.

Esta facilidade – disponibilizada aos usuários Webtranspo desde o início de dezembro – é resultado de uma parceria travada com a Gol Linhas Aéreas. Hoje, a companhia é a mais nova empresa parceira do portal.

Há aproximadamente um ano e meio, a Gol adotou a estratégia de vendas online, marcando presença com sua ferramenta de reservas, cotação e compra em vários sites e portais. “Os resultados colhidos são excelentes”, indica Celso Amereno, gerente de marketing da Gol.

Desde a implantação do projeto, a lista de parceiros da Gol vem sofrendo algumas variações, pois a companhia tem optado por estar presente nos principais portais horizontais e em alguns regionais. “Temos diversos cases de sucesso, como é o caso do Estadão, Terra, UOL, Jornal O Globo, Click RBS, UAI, MSN, entre outros”, elenca Amereno.

Dentre os mais novos parceiros da companhia, está o Portal Webtranspo. “O departamento de marketing da Gol, ao analisar o nosso número de acessos e perfil do público usuário – indicadores que conferem segurança e credibilidade – logo visualizou uma interessante oportunidade de negócios. Assim, na web, nos tornamos mais um ponto de vendas de passagens da companhia”, explica Celso Ferraz, gerente para Novos Negócios do Portal Webtranspo.

Para a Gol, é fato que esta estratégia potencializa as vendas online. “As parcerias com sites e portais atraí usuários já familiarizados com o ambiente da web e que realizam compras de outros produtos e serviços pela internet”, analisa Amereno. E continua: “Há uma tendência dos usuários continuarem suas compras pelos portais parceiros, sem – necessariamente – migrar para o site da Gol”.

Este é o caso do portal, que passa a oferecer um novo serviço ao seu público. “A nossa expectativa frente ao Webtranspo, devido ao perfil dos visitantes, é muito boa”, conta Amereno. Atualmente, do total de passagens comercializadas pela Gol, as transações online correspondem a mais de 67%. Uma fatia considerável e que revela o sucesso da estratégia.

De acordo com dados da E-Consulting e da Camara-e-net – empresa especializada em estratégias competitivas para grandes corporações e Câmara Brasileira de Comércio – em 2003, a publicidade online movimentou algo em torno de R$ 175 milhões, o que revela um crescimento de 15,1% em relação ao ano anterior. No entanto, essas cifras representam apenas 1,5% do bolo publicitário do País.

As perspectivas para os próximos dois anos são boas: espera-se um crescimento persistente a uma taxa anual de 16%. Mas, para que se possa atingir essa margem, provedores, sites, agências e internautas discutem um formato de publicidade cada vez mais sofisticada e eficaz. O desafio é o desenvolvimento de “pop-ups”, banners e anúncios menos “invasivos”, mais criativos e que – de alguma forma – venham a facilitar a vida do usuário, por exemplo.

Site relacionado: www.webtranspo.com.br

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