Planejamento de web marketing gera resultados significativos


17/09/2005

O verdadeiro objetivo do marketing é maximizar lucros. Ok, fortalecer a marca também é importante. Mas o objetivo principal é gerar vendas. Para atingir objetivos, um plano de marketing via internet deve enfocar aumento de vendas, diminuição do custo dos negócios e ampliação da comunicação com clientes potenciais. Além de custos inferiores, a internet oferece condições ideais paara um relacionamento direto entre empresa e seu público-alvo, o que é fator determinante para a conquista e fidelização de clientes, realização de vendas e obtenção de lucros.

Em uma loja virtual, por exemplo, vendas podem ser feitas 24 hs/dia e 7 dias/semana e os custos para implementar e manter uma loja online são infinitamente inferiores do que em uma loja física. Pequenas empresas com pouca ou nenhuma capacidade de investimento podem, inclusive, iniciar a venda online de seus produtos quase sem investimento algum, utilizando para isso, códigos gratuitos de lojas virtuais ou shoppings que cobram pequenas taxas mensais ou até mesmo comissão sobre vendas, o que digamos é muito vantajoso dependendo da saúde financeira da empresa/site.

É certo, porém, que para empresas que desejam um algo mais para seus empreendimentos, um projeto de internet deve ser muito bem planejado desde a sua concepção até o pós-venda. Em um plano de marketing para internet, depois da compreensão do mercado e definição de objetivos, o primeiro passo é a criação do site. As primeiras questões a serem consideradas quando se inicia a concepção de um site é a sua eficácia e usabilidade. A navegação, a simplicidade e o tempo de carregamento são fatores que devem ser muito bem avaliados. Da mesma forma, em relação a outros fatores, como interatividade, conteúdo, tecnologia e layout. De nada serve, por exemplo, ter um site desenvolvido com modernos recursos de programação e design, se o usuário tiver dificuldade para carregar as páginas, navegar ou não encontrar informação. Por outro lado, não podemos desconsiderar a identidade visual do site, tecnologias que ofereçam facilidades, etc. Um site deve ser projetado e construído de forma harmoniosa, equilibrando praticidade, beleza, conteúdo e recursos sem perder o foco nos resultados.

Na corrida desenfreada por um lugar ao sol na internet, para empresas que buscam colocar seus negócios na web e lucrar com isso, um ponto está bastante claro: é preciso ter conteúdo para atrair e satifazer visitantes. Em função do conteúdo, os visitantes se tornam frequentadores e clientes-potenciais. Assim, a internet está mudando o relacionamento entre empresas e clientes, já que, hoje, as pessoas desejam obter também conselhos de compra, suporte para tomada de decisões, dicas para utilizar melhor os produtos, etc. Um conteúdo útil e atualizado para ajudá-los, vai motivar a realização da compra.

Um dos maiores benefícios da internet é a oportunidade de estabelecer uma relação direta com um público-alvo. Uma comunicação interativa com os visitantes do site contribui para sua satisfação. Ao contrário dos veículos de comunicação tradicionais, a internet permite que se crie ações destinadas a fazer com que o público-alvo concorde em receber informações publicitárias. Quando oferecemos um benefício, como newsletters ou e-books com conteúdo relevante, por exemplo, fica mais fácil fazer com que o usuário preencha um cadastro e informe seu e-mail, tornando-se um elemento ativo na relação que acaba de estabelecer com a empresa. Conteúdo no site, promoções e newsletters, são alguns elementos imprescindíveis para o desenvolvimento de um relacionamento de amizade.

É certo que os avanços tecnólogicos permitem ampliar as possibilidades publicitárias e comerciais de sites de vendas, institucionais ou promocionais. Porém softwares ou programas mais poderosos podem ser dispensáveis para o estabelecimento de um negócio virtual e para sua administração, dependendo de fatores como os objetivos e necessidades da empresa e, é claro, a sua capacidade de investimento. Um site, mesmo que institucional e desenvolvido no mais puro HTML, pode alcançar resultados satisfatórios em termos de vendas ou realização de negócios, desde que para isso outras questões sejam observadas como uma boa divulgação e comunicação eficiente com os usuários do site e futuros clientes.

As oportunidades de negócio que a internet pode proporcionar devem ser vistas pelas empresas e pelos profissionais de marketing como uma nova forma de se fazer marketing, e não como uma versão virtual do mundo dos negócios tradicionais. Tentar adaptar ações de publicidade e marketing do mundo real para a web é um erro que deve ser evitado sob pena de os resultados serem menos relevantes do que se espera e do que podem ser. É preciso compreender e explorar os diferenciais oferecidos pela internet.

A capacidade de interação com o cliente na internet é muito maior do que em outros formatos de comunicação. Na internet ao contrário de comunicar algo AO seu cliente, você pode se comunicar COM ele. E, se estes quesitos forem cumpridos adequadamente, será um importante passo dado para a obtenção de resultados através da internet.

Ricardo Prates Morais é editor da emarket News e consultor da emarket (www.emarket.ppg.br), agência de marketing e publicidade online.

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